quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fórum do Idoso debate Saúde na Terceira Idade



O Fórum do idoso, organizado pela gerência de programas sociais, na Secretaria Regional Norte, debateu na quarta-feira, dia 27, um assunto de interesse de todos. A palestrante Lorena Antonini, enfermeira e referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde, falou de saúde e a imunização das pessoas da terceira idade. Cerca de 80 idosos de 17 grupos da região participaram das atividades desse mês.

Na palestra, a Referência Técnica, Lorena informou que a vacina contra a gripe estimula o corpo a se defender contra organismos e sua importância é prevenir de doenças protegendo de vírus e bactérias. “O idoso que não vacina e contrai o vírus pode ter complicações piores. É importante lembrar que cada pessoa deve levar o cartão de vacina para que os profissionais possam acompanhá-los”, disse. A gripe causa febre alta, calafrios, dor de cabeça, mal estar, tosse seca e dores musculares.

A vacinação contra a gripe está acontecendo em todos os centros de saúde da região Norte desde o dia 25 e vai até o dia 13 de maio. Gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 2 anos devem tomar a vacina. No sábado , dia 30 acontece ainda o DIA D, onde todos os centros de saúde estarão abertos de 8 ás 17h para vacinação e colocação do cartão em dia.Os idosos tem direito ainda a avaliação bucal.

Marli Ione Santos saiu satisfeita do evento. “Foi ótimo. Estou levando informações sobre a saúde do idoso que não sabia antes”, disse. O mesmo acontece com a idosa Maria das Graças do Grupo Legião da Boa Vontade - LBV, do bairro Planalto. “O fórum este mês foi bastante interessante. Aprendi sobre vacinação e direitos dos idosos nos ônibus. O fórum vai nos orientando cada dia mais, e assim ficamos informados sobre tudo o que acontece na cidade em prol da classe”, afirmou.

Idosos assitiram ao vídeo produzido pela comunicação em homenagem ao grupo
De acordo com Kleiton Ferreira, Gerente Regional de Assistência Social, e coordenador do fórum, a atividade foi um pouco diferente este mês. Abordamos a construção da participação dos grupos de idosos na atividade, além de falarmos de saúde. “Estamos em construção dessa participação efetiva deles já fomentando a presença na conferência municipal da terceira idade”, enfatizou.

No próximo dia 11 de Junho acontece a Conferência regional de Assistência Social no BH Cidadania/CRAS Brasilina Maria de Oliveira, na av.Risoleta Neves, 347, Aarão reis de 8 ás 17h, onde vários assuntos de interesse social serão debatidos.
GALERIA DE FOTOS: https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/ForumDoIdoso?authkey=Gv1sRgCPCSjIXO6uH1Og&feat=directlink

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: