quarta-feira, 13 de abril de 2011

Projeto Bombeiros Voluntários atende jovens na Regional Norte



As escolas municipais Secretário Humberto Almeida, no bairro Ribeiro de Abreu, e Rui da Costa Val, no Jardim Felicidade, na Regional Norte, desenvolvem há cerca de dois anos, em parceria com a União Comunitária do bairro Ribeiro de Abreu (UCRA), o projeto Bombeiro Voluntário Mirim e Aspirante. Cerca de 200 jovens participam todo sábado de 8 às 17h das atividades.

O projeto foi criado com objetivo de diminuir os índices de violência e indisciplina nas escolas municipais da região, proporcionando ao jovem cultura, educação, socialização e muito mais. Os trabalhos são coordenados por monitores voluntários em cada escola preparando o jovem para o futuro através de aulas de ordem unida, primeiros socorros, educação no trânsito e ambiental, informática, moral e cívica, seção de cinema, defesa pessoal e atividades esportivas. As escolas oferecem ainda café da manhã, almoço e lanche durante o dia.

Kelvin Alessandro

Kelvin Alessandro, 14 a, morador do bairro Jardim Felicidade e participante do projeto na E.M. Rui da Costa Val, fala sobre os benefícios que os trabalhos vêm trazendo. “Estou aprendendo muitas coisas. Antes ficava só na rua sem fazer nada e em casa no vídeo game e computador. Agora, até o modo de ver o mundo e as pessoas é diferente. Era muito agitado e não fazia as tarefas de casa. Aprendi a dar valor à família e aos colegas. Aqui, aprendemos muito sobre postura e educação e com isso tenho melhorado muito”, completou.

Para o monitor Jefferson Vieira, o projeto tira crianças e jovens das ruas e ainda oferece aprendizado aos alunos. “É um incentivo trabalhar com esses garotos. Além de passar o que sei para eles, aprendo muito também. Procuramos melhorar a convivência familiar e coletiva de cada um”, disse.

Alunos assistem o Filme: "Lula o Filho do Brasil"

Cada semana uma palestra é ministrada por convidados. Temas como drogas e gravidez na adolescência estão sempre em pauta. Visitas a parques, museus e instituições públicas são oferecidas com objetivo de desenvolver a cidadania nos jovens. Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato com a UCRA, ou Escola Municipal Secretário Humberto Almeida.

Mais Informações: 3277-6667/3277-1349/3435-7301


GALERIA DE FOTOS: https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/BombeirosVoluntariosMirins?feat=directlink


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Charles Rodrigues disse...

Parabéns pela matéria, esse é um importante espaço para mostrar o trabalho que está acontecendo em nossas escolas da Norte. Abraços a toda equipe da GERCOM-N

Charles Rodrigues
Técnico do Programa Família Escola