quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projeto Meu Ambiente Memórias registra a história na Regional Norte



Com objetivo de registro da identidade, história e cultura, a Secretaria Regional Norte por meio da gerência de Promoção de Eventos, em parceria com o Centro Cultural São Bernardo, promoveu no sábado, dia 16, uma atividade inédita. Trata-se do Projeto “Meu Ambiente Memórias”, que surgiu com a ideia de fazer registros atuais da comunidade do Bairro São Bernardo para posteriormente serem transformados em estudos. Os bairros vizinhos São Tomás e Vila Aeroporto receberão intervenções do Programa Vila Viva, com verba do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, do governo federal.

Para registrar a história da comunidade, cerca de 600 pessoas participaram das Várias atividades que marcaram o dia de sábado. Rua de Lazer do SESC e apresentação do grupo Rosas do São Bernardo, biblioteca na rua, brincadeiras, pintura de quadros onde será feito um painel, e gravação de depoimentos através da cabine: história de vida. Na cabine moradores falaram sobre como enxergam o bairro e sua história.Tudo isso será mostrado depois em um documentário.Um segundo vídeo deve ser feito após as obras do PAC, comparando o antes e o depois.


De acordo com Marcelo Fonte Boa, gerente regional de eventos, o trabalho faz um registro histórico do envolvimento da comunidade local, seus anseios e a busca de uma nova realidade. “Com os registros atuais, poderemos avaliar brevemente, após as transformações físicas que aquele local já começou a vivenciar, até onde as expectativas dessa comunidade foram atendidas, percebermos suas transformações, rumos tomados e termos um olhar crítico da melhor maneira de trabalharmos futuramente ali”, afirmou.

Segundo a moradora do bairro Vila Aeroporto, Maria Aparecida Ferreira Duarte, membro do COMFORÇA Norte, o projeto foi interessante. Cada morador falou de sua história e isso será uma memória que será preservada.Todos vão ter a oportunidade de conhecer como era antes com o córrego.É também uma maneira da comunidade se conscientizar do que a prefeitura está fazendo aqui e aprender a preservar o que é nosso”, enfatizou.


O Programa Vila Viva também engloba ações de promoção social e desenvolvimento comunitário, educação sanitária e ambiental e criação de alternativas de geração de trabalho e renda.


GALERIA DE FOTOS:
https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/ProjetoMeuAmbienteMemorias?authkey=Gv1sRgCMnGpfX94v_zsgE&feat=directlink


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: