quarta-feira, 20 de abril de 2011

Programa Bolsa Família reúne mais de 170 pessoas na Regional Norte



A Regional Norte reuniu nessa terça-feira, dia 19, mais de 170 beneficiários(as) do Programa Bolsa Família com o objetivo de orientar e esclarecer as famílias sobre os efeitos do descumprimento na condicionalidade da Educação.

De acordo com a gerente regional de Programas de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, Dulcimar do Carmo, existem hoje na Regional 1.440 famílias em situação de descumprimento da condicionalidade da Educação com efeitos aplicados pelo Programa Bolsa Família. “A família deve manter as crianças até 15 anos com uma freqüência superior a 85%. O descumprimento desta determinação resulta na em notificações do Ministério de Educação e Combate a Pobreza MDS através de efeitos progressivos no benefício que vão desde a advertência até cancelamento do benefício, passando pelo bloqueio e suspensão. Nosso objetivo é incentivar as famílias a acompanhar a vida escolar dos filhos e/ou dependentes, mantendo a freqüência deste aluno”, explicou.

Mais de 170 pessoas participaram da atividade
Dulcimar do Carmo enfatizou ainda que esta é uma política pública que enfrenta as condições de pobreza e que o acompanhamento da freqüência escolar funciona como um alerta para as dificuldades e/ou violações de direitos que estes estudantes possam ser submetidos e que tem como conseqüência direta o combate ao abandono e à evasão escolar.

Além de reforçar o valor da educação junto às famílias e à sociedade em geral, o acompanhamento da freqüência escolar dos estudantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família é uma estratégia usada como mobilizador de ações ao relatar as ausências das crianças e adolescentes que não cumprem os percentuais mínimos da freqüência escolar exigidos pela legislação vigente. O Programa Bolsa Família, criado em 2004 pelo Governo Federal, é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades destinados a beneficiar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Na Regional Norte são atendidas mais de onze mil famílias.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: