quarta-feira, 20 de abril de 2011

Alunos de Escola Municipal participam de palestra do Projeto Câmara Mirim


Os alunos da Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar, na Regional Norte, participaram na segunda-feira, dia 18, da palestra Responsabilidade do eleito e do eleitor, ministrada pelo Juiz Alexandre Quintino, diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TER-MG. Na quarta-feira, dia 20, a partir de 13h30, os vereadores mirins participam de seção plenária na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na Avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia.

A atividade faz parte do Projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal de BH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Mais de 400 alunos participaram das atividades em dois períodos.

Durante a palestra o juiz Alexandre Quintino abordou questões como a responsabilidade do eleito e do eleitor, cidadania, voto consciente, democracia direta e indireta e plebiscito. O bom cidadão cumpre seus deveres com a sociedade. “Se elegermos bons cidadãos a sociedade será mais justa, igualitária e honesta. A ideia é levar a consciência de praticar a cidadania com responsabilidade para que as crianças na faixa etária de 10 a 14 anos sejam cidadãos melhores e conscientes na hora de escolher suas decisões”, enfatizou.

O juiz Quintino afirmou ainda que, no universo do aluno, o conceito de cidadania também está relacionado a estudar, cooperar, prestar atenção na aula, fazer os deveres, respeitar os colegas, professores e a escola. E ainda exigir que a unidade escolar ofereça uma boa aula, bons professores e que o ensino seja de qualidade. “Sem isso não estamos exercendo a cidadania”, disse.

O projeto foi criado em 2008 com objetivo de promover a educação para a cidadania, com foco no poder legislativo, para os alunos das escolas públicas municipais. A cada ano, 41 alunos destas escolas são eleitos vereadores mirins e participam de encontros mensais, nos quais aprendem sobre a função e a importância do Poder Legislativo, como são produzidas as leis que regulam nossa vida em sociedade e como o povo pode participar dessas decisões. Na Regional Norte quatro alunos da Escola Municipal Cônsul Antonio Cadar, com idades entre 10 e 14 anos, cursando do sexto ao nono ano, foram eleitos para representarem mensalmente na terceira quarta-feira de cada mês a região.

A vereadora mirim Tayline Vieira afirma que é um aprendizado diário. “Eu estou aprendendo muito sobre política e como funciona este processo de representar as pessoas que depositaram sua confiança em nós. O meu rendimento em relação às disciplinas na escola teve um aproveitamento satisfatório. Acredito que minha participação neste projeto está me ajudando”, declarou

No exercício do mandato mirim, os estudantes vão poder realizar audiências públicas com a participação dos vereadores de BH e de representantes da Prefeitura. Ao final do ano, os resultados dos trabalhos do Projeto Câmara Mirim serão entregues à Comissão de Participação Popular e podem se transformar em projetos de lei.



Mais Informações: 3277-7458



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: