Os alunos da Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar, na Regional Norte, participaram na segunda-feira, dia 18, da palestra Responsabilidade do eleito e do eleitor, ministrada pelo Juiz Alexandre Quintino, diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TER-MG. Na quarta-feira, dia 20, a partir de 13h30, os vereadores mirins participam de seção plenária na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na Avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia.
A atividade faz parte do Projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal de BH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Mais de 400 alunos participaram das atividades em dois períodos.
Durante a palestra o juiz Alexandre Quintino abordou questões como a responsabilidade do eleito e do eleitor, cidadania, voto consciente, democracia direta e indireta e plebiscito. O bom cidadão cumpre seus deveres com a sociedade. “Se elegermos bons cidadãos a sociedade será mais justa, igualitária e honesta. A ideia é levar a consciência de praticar a cidadania com responsabilidade para que as crianças na faixa etária de 10 a 14 anos sejam cidadãos melhores e conscientes na hora de escolher suas decisões”, enfatizou.
O juiz Quintino afirmou ainda que, no universo do aluno, o conceito de cidadania também está relacionado a estudar, cooperar, prestar atenção na aula, fazer os deveres, respeitar os colegas, professores e a escola. E ainda exigir que a unidade escolar ofereça uma boa aula, bons professores e que o ensino seja de qualidade. “Sem isso não estamos exercendo a cidadania”, disse.
O projeto foi criado em 2008 com objetivo de promover a educação para a cidadania, com foco no poder legislativo, para os alunos das escolas públicas municipais. A cada ano, 41 alunos destas escolas são eleitos vereadores mirins e participam de encontros mensais, nos quais aprendem sobre a função e a importância do Poder Legislativo, como são produzidas as leis que regulam nossa vida em sociedade e como o povo pode participar dessas decisões. Na Regional Norte quatro alunos da Escola Municipal Cônsul Antonio Cadar, com idades entre 10 e 14 anos, cursando do sexto ao nono ano, foram eleitos para representarem mensalmente na terceira quarta-feira de cada mês a região.
No exercício do mandato mirim, os estudantes vão poder realizar audiências públicas com a participação dos vereadores de BH e de representantes da Prefeitura. Ao final do ano, os resultados dos trabalhos do Projeto Câmara Mirim serão entregues à Comissão de Participação Popular e podem se transformar em projetos de lei.
Mais Informações: 3277-7458
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário