terça-feira, 19 de abril de 2011

Palestra orienta jovens no BH Cidadania Vila Biquinhas


O BH Cidadania Vila Biquinhas, na região Norte, promoveu na sexta-feira, dia 15, em parceria com a ONG - Instituto Brasileiro de Educação, Trabalho e Desenvolvimento- ISBET, uma palestra sobre introdução do jovem no mercado de trabalho. Cerca de 40 Jovens de 16 a 22 anos da localidade foram orientados e encaminhados para vagas de emprego.

Na palestra, coordenada pelo Assistente Social Glawerick Araújo Miranda, da ONG, os jovens receberam dicas de como se vestir diante de uma entrevista e no trabalho, e também postura na empresa. Outras questões abordadas foram as à leis n ° 11.788/2008 que dispõe do estágio do estudante e também as Leis nº 10. 097/00 e 11.180/05 que prevêem que determinadas empresas cumpram com uma cota de contrato de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários.

A parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social com a ONG ISBET, oferece vagas para contratação efetiva,estágio e jovem aprendiz.São mais de cem empresas cadastradas para onde os jovens são direcionados por meio de carta de encaminhamento.Os participantes assitem palestra,realizam inscrição e são encaminhados para vagas de emprego como call center,administrativo,logística, conservação,manutenção, limpeza, operador de supermercado 1 e 2, e também copa e cozinha.De acordo com dados da ONG, cerca de oitenta por cento dos participantes conseguem vaga de acordo com o seu perfil e qualificação.

Segundo Glawerick Araújo Miranda,Assistente Social da empresa ISBET,a demanda de jovens a procura do primeiro emprego é muito alta e eles não possuíam um local que auxiliasse. “Com essa parceria com a prefeitura eles tem apoio desde o moomento que chegam , com a palestra,encaminhamento, e entrevista.O serviço Social acompanha mesmo depois que eles entram no mercado de trabalho.Zelo postura,educação, tudo é avaliado.É um modo de tirar o adolescente das ruas e das drogas oportunidade e valorização”,enfatizou.

Dayane saiu satisfeita após encaminhamento
A adolescente Dayane Carla Santos,participou da palestra,entrevista e após atendimento foi encaminhada para estágio em uma empresa especializada em lanches. “Foi muito bom.Através deste serviço tenho certeza que vou aprender muito mais.Tem muitos jovens que ficam nas ruas e só aprendem coisas erradas.Agora com esta oportunidade quero crescer na vida e ser um profissional competente.Assim posso ajudar minha família e é a oportunidade que tenho.Aqui só não trabalha quem não quer”, completou.

Mais Informações : 3277-7458


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: