quarta-feira, 27 de abril de 2011

Seminário de Formação de gestores discute intersetorialidade


A Secretaria de Administração Regional Norte promoveu nessa terça-feira, dia 26, o I Seminário de Formação de Gestores: Saúde, Educação e Social. O encontro teve como objetivos aprimorar a ideia de articulação, conexão, vínculos e ações complementares e de discutir relações horizontais entre parceiros que mantêm a interdependência de serviços para garantir a integralidade da atenção aos segmentos sociais vulnerabilizados.

Para a secretária adjunta Wilma Lisboa, o trabalho integrado desenvolvido pelas equipes da Regional Norte é referência na cidade. “A intersetorialidade das políticas públicas de Educação, Saúde e Social proporciona um bom resultado no que tange ao bom atendimento e à cobertura. Isso faz com que o trabalho da secretaria seja destacado além do mais, o trabalho dividido com o colega é eficaz e satisfatório”, disse. Para a palestra que teve como tema “Problemas diversos, soluções coletivas: desafios e possibilidades da intersetorialidade”, foram convidados a coordenadora de Projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação, Míriam Cunha Araújo, o coordenador do Programa BH Cidadania da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Marcelo Aves Mourão.
Marcelo Mourão contextualizou historicamente os avanços conquistados no campo social com destaque para as contribuições que as políticas públicas oferecem hoje aos cidadãos. “O desafio é manter a identidade do poder público dentro de cada especialidade reforçando para o cidadão, usuário dos nossos múltiplos serviços, que o trabalho é complementar e que a proposta não é sobrepor ações, mas garantir que este cidadão seja atendido em suas necessidades” afirmou.


Como estudo de caso da prática da intersetorialidade, Míriam Cunha apresentou o Programa Saúde na Escola, no qual, a unidade educacional se transforma em mais um espaço de promoção de saúde.

Sec.Reg.Norte Haldley Campolina saudou os participantes

O gerente regional de políticas sociais, Ademilton Araújo ressaltou as conquistas da unidade da PBH. “A Regional Norte, a cada dia, continua avançando no trabalho em equipe, com planejamento estratégico e execução de ações integradas e intersetoriais. Este seminário consolida essa diretriz de trabalho focada na integração e capacitação permanente dos gestores que estão na base, executando as diversas políticas públicas”, completou.Ao final do encontro, o novo secretário de Administração Regional Norte, Haldley Campolina Vidal, cumprimentou os participantes.




GALERIA DE FOTOS: https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/SEMINARIODEGESTORES?authkey=Gv1sRgCKWqjLTOtIrtWQ&feat=directlink

 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Um comentário:

Davidson Santos disse...

O evento foi um sucesso. A exposição e discussão de idéias realmente foi gratificante para os participantes.

Apesar de não ser gestor, como eu trabalhei nos bastidores pude constatar a necessidade dessa interlocução também com os assistentes administrativos, principalmente para desburocratizar a administração e salientar uso de novas ferramentas de trabalho que podem agilizar e facilitar muitos dos processos administrativos cotidianos.