O Serviço de Prevenção à Violência Doméstica contra Mulheres (PVD), desenvolvido pela PMMG, foi um dos destaques do Fórum de Saúde deste mês, promovido pela Gerência Regional de Atenção à Saúde Norte cujo tema foi Saúde da Mulher. A temática da violência foi escolhida como forma de dar visibilidade a este problema de saúde pública aos profissionais das unidades básicas de saúde capacitando-os a identificar e a colaborar para reduzir a invisibilidade da situação.
A coordenadora do PVD Regional, sargento Silvia Adriana, informou que o serviço foi criado com o objetivo de implantar um conjunto articulado de ações para assegurar a proteção integral à mulher em decorrência do alto índice de violência doméstica contra elas e que a atuação em parceria com uma rede de enfrentamento à violência doméstica se constitui num avanço. A sargento destacou ainda o trabalho de monitoramento e intervenção realizado com as vítimas e os agressores visando a quebra do ciclo da violência. “Esta é uma oportunidade de atuação em conjunto entre as instituições para que a PM possa receber denúncias e/ou informações para monitorar casos de violência e também encaminhar as vítimas para o atendimento médico e psicológico” afirmou.
O serviço foi implantado em julho de 2010 e até agora acompanhou 150 casos dos quais 70 já foram arquivados. De acordo com a sargento Silvia Adriana em apenas 1% dos casos houve reincidência.
Além da apresentação da PMMG, o fórum abordou ainda o contexto da saúde da mulher no município, o recorte da Regional Norte e os números dos óbitos maternos.
A referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, a pediatra Paula Limp Brandão Teixeira, apresentou o panorama atual da saúde da mulher na Regional Norte e as políticas desenvolvidas pela Prefeitura para o atendimento deste público com foco nos protocolos assistenciais. Segundo a médica Paula Limp existem atualmente 68 mil mulheres em idade fértil na Regional Norte. “É muito importante atentar para os protocolos assistenciais garantindo as consultas de pré natal, o rastreamento do câncer de colo e de mama e, principalmente, orientar as pacientes a fazerem os exames pedidos”.
O Fórum de Saúde é uma atividade bimestral realizada pela Gerência Regional de Atenção à Saúde Norte e tem como objetivo manter um programa de atualização permanente dos profissionais da Saúde. O próximo encontro será em 14 de junho e terá como tema o fluxo de atendimento de pacientes usuários de álcool e drogas.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário