sexta-feira, 15 de abril de 2011

Programa de Área de Risco reúne representantes na regional Norte



A Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (URBEL), realizou no sábado, dia 9, na Escola Municipal Rui da Costa Val, Regional Norte, a abertura do Programa Estrutural em Área de Risco -PARTICI- PEAR deste ano. A atividade reuniu representantes das gerências de Áreas de Risco das regionais Norte, Pampulha e Venda Nova além de voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC).

O PARTICI-PEAR tem o objetivo de diagnosticar, prevenir, controlar e eliminar situações de risco geológico nas áreas de vilas e favelas da cidade contando com a participação de voluntários moradores destas localidades.

Os voluntários atuam orientados pelo poder público no monitoramento, planejamento e execução das ações de área de risco geológico da capital. Na 1ª etapa eles são capacitados e recebem informações do desenvolvimento do processo do Partici PEAR. Além disto, recebem formulários para preencherem com as demandas levantadas em cada vila.

Já na segunda etapa eles têm até o dia 24 deste mês, para percorrer a vila a qual representam levantar junto a comunidade as obras, preencher o formulário descrevendo o tipo de obra, sua importância e o número de famílias a serem beneficiadas para indicar a execução.


Rua 48, Bairro Jardim Felicidade
 Na Regional Norte os voluntários acompanharam de perto a Rua 48, no bairro Jardim Felicidade. No local será necessária uma obra de contenção de encosta e alargamento de via com objetivo de eliminar o risco aos moradores da área. A região possui seis grupos NUDECs, nos bairros ;Vila Biquinhas,Jardim Felicidade,Novo Aarão Reis,São Tomás,Primeiro de Maio, e Vila Aeroporto.

De acordo com o gerente regional Norte de Área de Risco, Adeílson Colares o PARTICI-PEAR é um projeto no qual a comunidade colabora com melhorias para a cidade. “Este tipo de processo torna as decisões mais democráticas e fortalece cada vez mais as instâncias de participação popular”, afirmou.

Cada obra indicada deverá constar no formulário a assinatura de no mínimo 50% dos integrantes do núcleo.A partir das obras indicadas, os técnicos da Urbel realizam a vistoria e analisam a viabilidade técnica e econômica de cada intervenção. Se for aprovada em todos os critérios, a obra será executada.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: