segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fórum discute protagonismo juvenil



Protagonismo Juvenil: os jovens e a comunidade. Este foi o tema do Fórum da Juventude promovido pela Secretaria Regional Norte, por meio da Gerência de Programas Sociais. A atividade, realizada nessa sexta-feira, dia 29, no BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, contou com a presença de mais de 90 jovens das escolas municipais. Para discutir o tema foram convidados Bruno Vilela, representante da ONG Juventude Urbana de Ensino, e José Emanuel, professor da Rede Estadual de Ensino. Questões como direitos do jovem na sociedade, educação, respeito, acesso a cultura, esporte e cidadania foram o foco do debate.

De acordo com o palestrante Bruno Vilela, são várias maneiras de o jovem ser inserido nas políticas públicas. Em reuniões de condomínios, DCAs de universidades, trabalhos sindicais, partidos políticos e outros. “. O Fórum é um espaço para os jovens falarem de assuntos diversos como cultura, esporte e lazer. Se eles não participam fica mais difícil conquistar seus direitos na sociedade”, afirmou.

José Manuel questionou a definição que a sociedade tem dos jovens. “Amam o luxo, desprezam seus valores, respondem seus pais, falam e não escutam, comem com veracidade e tiranizam seus mestres. Não é assim. Eles são diferentes das faixas etárias infantil e adulta. Possuem comportamento e maneira de vestir, pensar e agir diferente. É importante que eles falem sobre seus sentimentos, vontades, defeitos e anseios para traduzirmos quem são” explicou.

Reinaldo Ribeiro debate com os palestrantes

Para o adolescente Reinaldo Ribeiro, participante do fórum pela primeira vez, o debate foi interessante. “A palestra me deu oportunidade de saber como procurar meus direitos e onde. E também debater a importância do papel dos jovens na construção da sociedade”, declarou.

O Fórum da Juventude realizado mensalmente, sempre na última sexta-feira do mês, tem como objetivo promover a cidadania com envolvimento dos jovens por meio de atividades de saúde, esporte, lazer, cultura, educação.

 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: