terça-feira, 3 de maio de 2011

Fórum de Atenção a Criança e ao Adolescente discute o papel das escolas na construção da sociedade

Com o objetivo de debater o papel da escola na sociedade, o Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente convidou a mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, professora Helena Amorim para tratar do tema: A Escola que Tenho e a Escola que Quero. O evento, que contou com a participação de mais de 60 representantes de escolas municipais e estaduais, UMEIS, creches conveniadas, centros de saúde e ONGs ligadas à questão da infância, começou com a exibição do documentário, de João Jardim, Pro Dia Nascer Feliz. O documentário é um diário de observação da vida do adolescente brasileiro em escolas públicas e particulares e indica que apesar das ofertas diferenciadas, os problemas e conflitos vividos pelos adolescentes são os mesmos, independente da classe social.


Segundo a professora Helena Amorim, os adolescentes necessitam ser ouvidos, de ter uma referência na escola de alguém que os ouça. “Quando o aluno recebe uma advertência é apenas um ato punitivo, não há tempo ou disposição para aprofundamento das questões emocionais que ele traz e isto faz a diferença. A indisciplina é fruto de um contexto que vai além da escola e perpassa as relações familiares que, muitas vezes não favorecem o diálogo. Nesta perspectiva, o poder aquisitivo não é relevante, pois tanto nas escolas particulares quanto nas públicas os problemas de indisciplina de aprendizado são os mesmos,” afirmou.

Crisley Cinthia, participante do fórum, considerou positivas as intervenções da professora. “Aprendi que posso ser mais participativa na vida escolar e pessoal dos meus filhos, criando um diálogo baseado no respeito e na educação, evitando assim que vários problemas como violência e bullying, por exemplo, façam parte da vida deles”, declarou.



O Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente é um espaço para a discussão e debate sobre os desafios de atendimento às demandas educacionais, relacionadas às situações de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a formação e troca de experiências entre os agentes envolvidos em ações de proteção, promoção e inclusão na perspectiva de articular a intersetorialidade. O encontro é realizado sempre na última quinta-feira





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: