quarta-feira, 4 de maio de 2011

Oficina de Saúde Mental promove cidadania na regional Norte



Buscar a socialização e a reintegração à sociedade por meio de atividades de lazer, cultura e cidadania é o objetivo dos usuários do Grupo de Convivência de Saúde Mental,coordenado pelo Centro de Saúde Heliópolis.Na última segunda feira, dia 2, eles participaram de uma roda de conversa sobre atualidades e assuntos da vida cotidiana na oficina de saúde mental.

O trabalho de assistência à saúde mental, na Prefeitura, segue a lógica antimanicomial que valoriza o cuidado em liberdade, busca a conquista da cidadania e a reinserção social. A perspectiva é a construção de ações coletivas e intersetoriais. Nos encontros os usuários participam de rodas de conversas, passeios a parques e museus, exposições e também fazem comemorações de datas como o dia da saúde, além aniversários.

Os usuários com casos que podem ser tratados em ambulatório são acompanhados pelos profissionais de saúde mental nos centros de saúde. Aqueles que tomam muitos medicamentos recebem semanalmente o remédio no próprio local, onde são orientados por um terapeuta ocupacional sobre horários e a forma correta de tomar o medicamento. Para a usuária Celenita Nascimento Silva, a atividade proporcionada pela Prefeitura tem sido um aprendizado a cada dia. “Já aprendi muita coisa aqui dentro. Representa muito para mim e me ajuda na convivência com todos. É um espaço de socialização e terapia mental. Refletimos e descansamos a mente da correria do dia-dia”, afirmou.

De acordo com Vanilza Rodrigues, terapeuta ocupacional e coordenadora do grupo do Centro de Saúde Heliópolis, o trabalho é uma estratégia de intervenção da equipe de saúde mental com esses pacientes. “Eles necessitam de um espaço melhor de socialização para organizar o uso de medicamentos. O grupo é indicado para quem tem laços familiares fragilizados. Trabalhamos em sintonia com o projeto de saúde mental da PBH que busca evitar a internação psiquiátrica e o agravamento dos casos”, completou.

O Grupo de Convivência de Saúde Mental, coordenado pelo Centro de Saúde Heliópolis conta com vinte usuários e se reúne toda segunda-feira no BH Cidadania Vila Biquinhas,rua coronel Joaquim Tibúrcio,850,Bairro Heliópolis a partir de 8h30.

 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: