quarta-feira, 18 de maio de 2011

Roda de conversa promove Saúde em Parque Municipal



Uma roda de conversa e dinâmica entre funcionários do parque municipal Fazenda Lagoa do Nado, e a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde Norte – NASF, Camila Silveira,na terça-feira,dia 17, orientou sobre as formas corretas de se posicionar. Os trabalhos são uma parceria da gerência de saúde da regional Norte e a Fundação de parques municipais. Participaram da atividade cerca de trinta profissionais de varrição, carpinteiros, jardineiros, caminhoneiros e ajudantes do parque.

De acordo com a Assistente Social, do Parque  Fazenda Lagoa do Nado, e coordenadora da roda de conversa, Kátia Virginia Gomes, é um projeto de valorização e motivação do quadro de funcionários. “Realizamos um perfil do funcionário no fim do último ano e avaliamos que muitos deles se queixavam de dores musculares causadas pelo exercício repetitivo. Com isso organizamos este projeto que vai discutir uma vez por mês temas relacionado à saúde como hipertensão, alimentação saudável, exercícios físicos e outros”, declarou.

A fisioterapeuta, Camila Silveira, distribuiu para cada participante um panfleto com duas fotos. Uma demonstrava a forma correta de se posicionar e outra a incorreta. Os funcionários do parque eram avaliados e diziam qual era a forma mais adequada. Se acertasse era parabenizado.Se errasse, a fisioterapeuta demonstrava a posição ideal.Inclusive para agachar ao pegar algo,como carregar objetos pesados,como dormir na posição certa e muito mais.



Camila afirma os ganhos da atividade. “Sabíamos da demanda dos funcionários de dores nos ombros, coluna e joelho. Por isso passei a eles algumas dicas de como se posicionar, fazer alongamentos antes e após as atividades, e de forma correta. O trabalho deles exige um esforço físico significativo. É uma forma de prevenir lesões musculares, tirar dúvidas e principalmente orientar”, afirmou.

Josina Cândida de Almeida

A Auxiliar de Serviços gerais, Josina Cândida de Almeida, aprovou a iniciativa. “É importante ter esse trabalho preventivo, que ajuda a não faltarmos por motivos de dores musculares. Com isso ganhamos disposição e vontade de trabalhar. Seja dez minutos por dia para aquecermos o corpo. Só nós sabemos como é difícil, são muitos exercícios repetitivos e a atividade diária vai nos ajudar muito”, disse.


 
 
 
GALERIA DE
 
 
 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: