O BH Cidadania Vila Biquinhas, na Regional Norte realizou na quarta-feira, dia 18, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, atividade que uniu em um só local três gerações. Pais, filhos e netos participaram de palestra de saúde e logo após apresentação da oficina de dança em meio ao encontro do grupo de convivência de Terceira Idade Florescer. Cerca de 150 pessoas participaram das atividades.
No encontro o supervisor de Esportes, Glauber da Paixão, ministrou palestra sobre diabetes para o grupo de terceira idade do local. Questões como o que é diabetes, hiperglicemia, hipoglicemia, insulina, hábitos saudáveis e alimentares foram a pauta do debate.
Em uma rápida pesquisa, Glauber da Paixão, avaliou que cerca de 15 por cento dos idosos presentes possuem diabetes tipo 1 ou 2, doença que pode causar sérias complicações. “Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, pode causar danos como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações”,afirmou o supervisor de Esportes.
Conceição Augusta |
Conceição Augusta,que faz parte do grupo de idosos Florescer, que se reúne toda quarta-feira, de 14 às 17h, no local, afirma que a palestra foi importante para aprender como evitar a doença e tratá-la. “Aprendi como me proteger da doença que atinge vários colegas. E uma das formas, é praticando atividades físicas regulares. Assim, eu participo da Academia da Cidade e de várias atividades aqui no BH Cidadania. Isso foi um ganho importante, pois não tínhamos a oportunidade de fazer exercícios e atividades destinadas ao idoso como temos agora”, enfatizou.
Vó e neta participam juntas |
No mesmo espaço, encontram-se pais e netos. É o caso da avó Eliane Moreira Queiroz que participa da oficina de dança do ventre, juntamente de sua neta Talita Queiroz. “É um prazer participar da atividade juntamente da minha neta. Melhora inclusive o relacionamento familiar dentro e fora de casa. Aqui, nos encontramos e somos felizes. É muito raro duas gerações tão distantes poderem participar de uma mesma atividade. Esse trabalho que a PBH faz pela gente é maravilhoso”, declarou Eliane.
Ainda há vagas para as oficinas de dança do ventre que acontecem toda terça-feira, de 15 às 17 h no BH Cidadania Vila Biquinhas, Rua Coronel Joaquim Tibúrcio, 850, bairro Heliópolis.
GALERIA DE IMAGENS: https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/OficinaDeDancaVilaBiquinhas?authkey=Gv1sRgCIvpjLCQ4c-F4AE&feat=directlink
Mais informações: 3277-7458 / 3246-8004
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário