sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fórum expõe o drama vivido por crianças e adolescentes que sofrem com alienação parental



A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte promoveu nessa quinta-feira, dia 19, o Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente. Com o tema: “Ministério Público e a Proteção das Famílias” o encontro teve como objetivo expor o drama dos filhos vítimas da alienação parental em função de uma separação conjugal mal conduzida. A atividade contou com a presença da Promotora de Justiça e Coordenadora da Defesa dos Direitos da família, Dra. Raquel Pacheco Ribeiro. Cerca de 50 pessoas, entre elas, educadores, assistentes sociais e psicólogos participaram da palestra.

A promotora de Justiça Raquel Pacheco destacou a importância da presença dos pais na vida de uma criança. Relata ainda, que 80% das crianças que passam por uma separação dolorosa sofre desse trauma. “As crianças ainda não têm maturidade para superar a perda de quem ama. Estamos trabalhando para conscientizar os pais sobre a importância do papel de cada um na vida desta criança, para que ambos tenham o direito de conviver com seus filhos”, explicou.

Para a assistente social Gleivana Santos Contigo a palestra ajudou a identificar situações de afastamento de um dos pais. “ Ao identificar este tipo de situação poderemos orientar melhor as pessoas e até encaminhá-las para a Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Família”,afirmou.

Para o gerente de Políticas Sociais da Regional Norte, Ademilton Araújo, o tema reforça a responsabilidade social do agente público de proteger às crianças e os adolescentes em caso de violação de direitos. “Precisamos estar atentos para prevenir ações que levem à alienação parental, pois toda a família perde, especialmente os filhos. A boa estruturação da personalidade das crianças e adolescentes é a semente de novas famílias bem estruturadas e de uma sociedade cada vez melhor."

O Fórum de Atenção á Criança e ao Adolescente é realizado mensalmente e tem como objetivo promover a capacitação dos agentes envolvidos com este público específico.


 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: