segunda-feira, 6 de junho de 2011

Encontro Regionalizado discute pedagogia infantil

A Equipe de acompanhamento da Educação Infantil, da gerência regional de Educação, promoveu na última semana, no auditório da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, o Encontro Regionalizado dos Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil. A atividade contou com a participação de 30 coordenadores pedagógicos de creches conveniadas, escolas e Umeis.

O objetivo do encontro é incentivar professores da educação infantil a desenvolver um processo reflexivo de sua prática escolar. A produção de registros escritos pela criança, as reflexões feitas a partir desses registros e a socialização que acontece em sala de aula, promovem uma tomada de consciência tanto das potencialidades dos jogos e brincadeiras, como da evolução do pensamento infantil. Isso leva os professores a buscar, cada vez mais, subsídios para sua prática e incentiva-os a compartilhar suas experiências.

O tema: Linguagem Matemática abordado por Laisla Vila Nova – Acompanhante de Educação Infantil explica como uma criança é estimulada a aprendizagem a partir de diferentes meios: oral, escrito e gestual. Esses registros, quando realizados a partir de atividades de jogo, promovem a reflexão do professor a respeito de sua prática, permitindo-lhe conhecer os diferentes caminhos que a criança busca para expressar seu raciocínio.

De acordo com a acompanhante de Educação Infantil, Lilian Zeferino, o encontro é para orientar os coordenadores, sobre o trabalho pedagógico infantil, para serem desenvolvidos com qualidade e avaliar se estão sendo executados de acordo com a legislação.

O Encontro Regionalizado dos Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil ocorre mensalmente e busca integrar os gestores da educação no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando sua formação para lidar com as diferenças e ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.


 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: