sexta-feira, 17 de junho de 2011

Programa Gestão Compartilhada reúne mais de 300 pessoas na Regional Norte



A Prefeitura, por meio das secretarias de Gestão Compartilhada e de Administração Regional Municipal Norte, promoveu nessa quinta-feira, dia 16, a primeira reunião da Oficina de Planejamento Participativo Regionalizado. O encontro reuniu mais de 300 pessoas do setor público, e lideranças comunitárias, além de representantes de movimentos sociais, do setor produtivo e da sociedade civil que foram convidados para conhecer o programa Gestão Compartilhada: ampliando a participação popular em Belo Horizonte. O objetivo do programa é dar oportunidade a comunidade de discutir e apontar propostas para o desenvolvimento da cidade tendo como base suas subdivisões territoriais.

O encontro foi à primeira etapa de um processo que vai até março de 2012. Para a secretária Adjunta de Gestão Compartilhada, Maria Madalena Franco, o objetivo da Prefeitura é ampliar e reforçar os processos participativos já existentes, bem como a co-responsabilização do cidadão com o planejamento da cidade. “Vamos fomentar a criação de novos espaços de diálogo com a sociedade aproximando a Prefeitura do cidadão” afirmou.

A representante da Federação das Associações Comunitárias de Minas Geria (Facemg), Eulália Pires de Freitas, destacou a necessidade discutir o planejamento da cidade. “Há 20 anos o OP era um avanço em termos de políticas públicas. Hoje, avançar é discutir o planejamento. Não só discutir o território, mas também compartilhar dos benefícios que a região poder ofertar aos seus moradores”.

Valson Dias
De acordo com Valson Dias Pinheiro - Morador do bairro Vila Biquinhas e membro da COMFORÇA Norte, tudo o que é planejado é bom. “Estamos Aqui expondo os problemas da comunidade para a prefeitura. É interessante saber o que é possível fazer e aquilo que não é buscamos alternativas. O Planejamento participativo é um respaldo muito bom para os dois lados. Prefeitura e comunidade", afirmou.

As próximas reuniões estão marcadas para os dias 28 de junho e 7 de julho, na Escola Municipal Tristão da Cunha e no BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, respectivamente.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

2 comentários:

Harley Andrade disse...

Muito legal este projeto! Parabéns ao prefeito Marcio Lacerda pela iniciativa de ampliar a gestão da cidade a população e parabéns a Regional Norte pela mobilização e participação efetiva! Meu abraço a todos na pessoa do Valson da Vila Biquinhas!

Laurinda disse...

Eu estava lá, ação e trabalho, sou representante,sou comunidade, sou Felicidade!!!