terça-feira, 21 de junho de 2011

Regionais Norte e Nordeste promovem formação para professores da EJA


Com o tema: Cinema e Educação, a Regional Norte, por meio da Gerência Regional de Educação, promoveu o 4º encontro temático Educação para Mídia. O evento, realizado na sexta-feira, dia 17, faz parte do Projeto de Formação de Educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que contempla três frentes: Seminário Interregionalizado de Formação de EJA, em parceria com a Regional Nordeste, e dois encontros temáticos Córrego do Onça e Educação para Mídia.


No último encontro, a mestre em Literatura, professora Fátima Bessa, apresentou para os educadores sua experiência educativa na Escola Municipal Florestan Fernandes, no bairro Solimões. Tomando como base os kits literários distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação, a educadora desenvolveu um projeto intitulado Cinema Negro, abordando a questão étnico-racial no Brasil. Além de debaterem questões como preconceito e racismo, os alunos elaboraram dez curtas metragens.

Os encontros temáticos Educação para Mídia, cujo objetivo é compreender o papel dos meios de comunicação na atualidade, são realizados sempre na terceira sexta-feira do mês, no auditório da Regional Norte, e reúnem os profissionais das escolas municipais Minervina Augusta, Professor Daniel Alvarenga, Acadêmico Vivaldi Moreira, Hilda Rabelo Matta, José Maria dos Mares Guia, Maria Silveira, Francisco Campos e Secretário Humberto Almeida. Já o tema Córrego do Onça, que busca desenvolver ações de preservação ambiental, é realizado sempre na segunda sexta-feira de cada mês com as escolas municipais Jardim Felicidade, Rui da Costa Val, Herbert José de Souza, Josefina Souza Lima, Maria Silveira e Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu.

O Seminário de Formação Interregional é, por sua vez, marcado por palestras sobre temáticas que tratam das especificidades dessa modalidade educativa e reúnem coordenadoras pedagógicas e professores da EJA com o objetivo de promover a qualificação da prática docente. Além disso, propõe ser um espaço de diálogo, de trocas e de socialização dos profissionais em Educação de Jovens e Adultos.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: