segunda-feira, 11 de julho de 2011

São Mateus da Regional Norte é a campeã do Arraial de Belô 2011

São Mateus é a campeã do Grupo “A” do Arraial de Belô.Antes mesmo do resultado final, na tarde dessa segunda-feira, dia 11, no Coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte, os quadrilheiros do Grêmio Recreativo e Cultural Arraial do São Mateus, do bairro Tupi,na regional Norte, comemoravam o resultado de campeã do Arraial de Belô 2011. Eles conseguiram quase todas as notas dez, perdendo apenas alguns décimos de segundos nos quesitos Marcador e Casal de Noivos. Eles venceram a grande disputa com uma nota expressiva de 99,7 pontos.   

O Grupo São Mateus é uma das quadrilhas mais jovens da capital, foi criada em 2001 e trouxe para o Arraial, na Praça da Estação, o processo de formação da quadrilha matuta, fazendo um recorte temporal no século XX, década de 50. Eles mostraram o processo de migração do homem do campo para os centros urbanos, a manutenção dos seus hábitos culturais que contribuíram para formação da quadrilha que hoje conhecemos como matuta. “O tema, o casamento do jeca com a dama da capital, representa também o casamento entre duas culturas a urbana e a do campo, que tanto contribuíram para a formação da quadrilha matuta”, disse o presidente-marcador do Grupo, Alexis Alves Raposo, estudante de história que busca especialização em festa de São João.   

Além de uma premiação com trofeu em homenagem a São João Festeiro, que será entregue no dia 19 de julho, às 19h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Grupo também receberá um cheque no valor de R$ 12 mil.    O segundo lugar ficou com a quadrilha Feijão Queimado, com 97,6 pontos – campeã de 2010; Forró de Minas, 95,6 pontos em terceiro e São Gererê, em quarto lugar.    Quatro quadrilhas desceram para o Grupo de Acesso: Cambuquira, Brejo Grande, Perna Bamba e Kossaco, pois ficaram nos quatro últimos lugares. Para 2012, subiram para o Grupo A: Arriba Saia, Pega Frango, Jiló com Mel e Beija-Flor de Minas.   


Mais informações para a imprensa pelo telefone 3277-9712


FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município - ASCOM

Nenhum comentário: