sexta-feira, 15 de julho de 2011

Planejamento Participativo discute o futuro da cidade na Regional Norte



Planejar o futuro da cidade. Com este objetivo a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada, em parceria com a Secretaria Regional Norte, promoveu na quarta-feira – feira, dia 13, no auditório da regional mais uma etapa da Oficina do Planejamento Participativo Regionalizado – Ciclo B. Trata- se do grupo de trabalho territorial das Sub Regiões N1 e N3 que debateu e elaborou propostas de médio a longo prazo.

Os territórios compõem 21 bairros da região Norte, dentre eles Jaqueline, Juliana e Zilah Spósito na Sub região N1 e Floramar, Planalto, Jardim Guanabara entre outros na Sub Região N3. O Secretário Regional Norte Haldley Campolina Vidal e a Secretária Adjunta Wilma Lisboa participaram de todo o processo. De acordo com o Secretário Haldley Campolina os trabalhos nada mais são que o verdadeiro exercício da democracia e da cidadania.

Para a Assessora da Secretaria Adjunta de Gestão Compartilhada Heloísa de Andrade, falar em planejamento nos dias de hoje é muito mais fácil. “ Qualquer pessoa em sua família tem um planejamento em sua casa do que vai fazer nos próximos dias e a cidade de Belo Horizonte tem dado um exemplo para o país e para o mundo de como se construir política pública com participação popular através de ações planejadas”, enfatizou.

O Planejamento Participativo Regionalizado se iniciou em junho na Regional Norte e será concluído em março de 2012. Esse trabalho está sendo realizado de forma sub-regional e, para isso, a cidade foi organizada em 40 territórios de Gestão Compartilhada. Esses territórios agrupam bairros com condições de vida semelhantes em termos de infra estrutura e aspectos socioeconômicos.

Daniel dos Santos

Neste segundo ciclo, foi apresentado o que já existe e o que está sendo feito em cada território e a comunidade deve discutir e elaborar propostas de médio e longo prazo para a sua região. Para o Líder Comunitário do bairro Floramar e participante da COMFORÇA Norte, Daniel dos Santos, é importante que o poder público ande lado a lado com a comunidade. “Aqui a prefeitura coloca todos os projetos em discussão com os moradores. Temos a oportunidade para apontar o que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida de cada bairro”, completa.






FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: