quinta-feira, 21 de julho de 2011

Regional Norte realiza anti-ratização no Bairro Tupi


Com objetivo de evitar a proliferação de animais roedores, a Secretaria Regional Norte realizou na última semana por meio da Gerência de Zoonoses em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana – SLU, serviço de anti-ratização no Bairro Tupi. A ação consiste na mobilização dos moradores da região quanto as endemias causadas por roedores, que ao entrarem em contato com o homem podem contrair Leptospirose e Hantavirose.

Colocar o lixo em saco ou lata bem fechada em locais altos, não jogar lixo em lotes vagos, riachos ou valas e nem acumular madeiras, entulhos ou garrafas em sua residência, foram algumas das orientações do agente de combate a endemias Reginaldo Santos aos moradores da região. “Recomendações simples como essas são importantes, pois o morador ao detectar a presenção dos roedores em sua casa, deve tomar muito cuidado, pois ao entrar em contato com o homem, podem causar febre, dores de cabeça e musculares, além de fraqueza”, explica.

Célia Maria da Silva, moradora do bairro há 14 anos, relata que as ações são efetivas para os moradores que residem próximos a córregos. “ As orientações e o controle realizado pelos agentes nos ajudam previnir a presença dos roedores. São simples e se todos ajudarem, pdemos viver com mais tranquilidade”, diz.

De acordo com Ronaldo Assusção Costa, coordenador da gerência de zoonoses da área do Bairro Tupi,doença graves podem ser transmitida pelos roedores através de fezes, urina, carrapatos e mordedura, contaminação de alimentos, entre outros. “Em casos em que a presença dos roedores é constante, devido ao acúmulo de entulhos, folhas secas, garrafas e madeiras, a prefeitura encaminha um caminhão a casa do morador para retirar tudo que é usado como esconderijo para o omissor e realiza a desratização, que consiste na eliminação física do roedor”, comenta.

A anti-ratização é realizada a cada dois meses para orientar os moradores sobre medidas preventivas de como eliminar roedores de sua residência.Asolicitação pode ser realizada através do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC da regional Norte no número 3277-7459.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: