quarta-feira, 20 de julho de 2011

Prefeitura Convida para a Formatura dos alunos do Curso de Qualificação de Oficial da Construção Civil



Ascom - Cerimonial

O curso de Oficial da Construção Civil foi desenvolvido a partir da parceria entre os Projetos Sustentadores “Programa Municipal de Qualificação Emprego e Renda” da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego e do “Programa BH Cidadania” através do Projeto Especial Família Cidadã Cidade Solidária da Secretaria Municipal de Políticas Sociais.

O Projeto Especial “Família Cidadã Cidade Solidária” trata-se de uma estratégia de intervenção e acompanhamento do Programa BH Cidadania junto às famílias mais vulneráveis presentes nos territórios atendidos. O Projeto procura desenvolver um atendimento integral e intersetorial organizado através da convergência da oferta de ações governamentais e não governamentais para a promoção dos direitos e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O Projeto Especial está organizado de maneira a intervir, prioritariamente, em cinco grandes áreas: saúde, renda, educação, cidadania e moradia.

Como parte do desenvolvimento da intervenção, o Curso de Qualificação agregou dois grandes objetivos, a saber: qualificar trabalhadores moradores do território do Conjunto Jardim Felicidade e promover a intervenção física em moradias das famílias atendidas pelo Programa BH Cidadania durante as aulas práticas do curso.

O curso de Oficial da Construção Civil, executado pelo Instituto Yara Tupynambá, foi planejado para fornecer ao aluno formação ampla na área da construção civil, passando por conteúdos de formação social, como Relações Humanas, Ética, Cidadania e conteúdos específicos que abordam desde a matemática aplicada à construção civil até alvenaria, acabamento, elétrica, hidráulica, pintura, carpintaria e segurança no trabalho. O curso conta com carga horária total de 504 horas/ aula, sendo distribuídas em 6 horas diárias (de segunda à sexta-feira).

Para o desenvolvimento do curso, foram consolidadas parcerias importantes que viabilizaram os objetivos perseguidos. Além da parceria entre os Projetos Sustentadores, ressalta-se a participação da Diretoria de Regularização e Controle Urbano da URBEL que avaliou as moradias e elaborou os projetos técnicos de intervenção física; a Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional que forneceu os gêneros alimentícios para a execução do almoço oferecido, diariamente, aos alunos; a Secretaria Municipal de Educação através da Escola Rui da Costa Val que disponibilizou sua estrutura para o desenvolvimento das aulas e fornecimento do almoço; a Secretaria de Administração Regional Norte que acompanhou e apoiou a esfera local; e o Espaço BH Cidadania/CRAS Conjunto Jardim Felicidade que realizou a mobilização, inscrição e seleção dos alunos, bem como o acompanhamento sócio-familiar dos mesmos.


No dia 22 de julho de 2011,sexta –feira a partir das 9h30, no BH Cidadania Jardim Felicidade (rua dos curumins -n° 10), 20 alunos receberão certificado de conclusão do curso e estarão habilitados a ingressar no mercado de trabalho no setor da Construção Civil.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: