quarta-feira, 20 de julho de 2011

Programa Maior Cuidado oferece curso de capacitação na regional Norte



Com objetivo de capacitar os cuidadores de idosos, a Secretaria Regional Norte por meio da Gerência de Saúde, promoveu na última semana um curso de aprimoramento para os cuidadores, através do Programa Maior Cuidado. Na regional são 24 pessoas que vão atender 48 idosos com necessidades clínicas, sociais e de grau de dependência funcional.

O programa Maior Cuidado promove ações de proteção e segurança para a pessoa idosa. Fazem parte dessa iniciativa dois projetos, o Domicílio Seguro para a Pessoa Idosa e o Cuidador de Idosos, ambos integrantes do projeto sustentador Programa de Atenção ao Idoso, que faz parte do BH Metas e Resultados. O idoso é acompanhado por um cuidador social, de segunda a sexta-feira, por tempo indeterminado, de acordo com o seu estado clínico e social. Nesse período, o profissional o auxilia nas mais variadas atividades, como alimentação, banho e recreação.

No encontro foram discutidas situações como proteção social, proativa, acolhida, cadastramento socioeconômico, visita domiciliar, estudo social, encaminhamentos, fortalecimento da função protetiva da família e dos vínculos familiares e comunitários, promoção de aquisições sociais e materiais e do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais.

Para Rosemary Leite Cuidadora de Idosos, o curso de capacitação acrescentou muitos conhecimentos. “Vejo essas situações diariamente nas casas dos idosos e aqui estou aprendendo a desenvolver noções de cuidado, atenção, carinho e muito mais. Aprendo cada vez mais”, disse. Berlamina Gomes de Araújo cuidadora de idosos do CRAS Novo Aarão Reis afirma que o curso de capacitação ajudou as áreas e profissionais de saúde “Foi excelente. Agradeço ao conhecimento repassado pelos profissionais”, completa.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: