quarta-feira, 6 de julho de 2011

Regional Norte realiza Conferência Distrital de Saúde



Instituir uma política efetiva de educação permanente para todas as categorias e vínculos profissionais de saúde, respeitando as diretrizes e princípios do SUS. Essa é uma das ações propostas pela Conferência Distrital de Saúde Norte, realizada nessa sexta e sábado, no BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, e que contou com a participação de cerca de 170 pessoas. O encontro preparatório para a XI Conferência Municipal de Saúde aprovou também a Parceria Público Privado para investimentos na infraestrutura de todas as unidades básicas de saúde.

Com o tema Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro, a conferência debateu cinco diretrizes, a saber: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; Financiamento, Gestão do sistema, do trabalho e da educação em Saúde; Pacto pela Saúde e Relação Público Privado; e por fim, Participação da comunidade e controle social.

A Conferência Distrital foi precedida pelas conferências locais de saúde com o objetivo de ampliar as discussões com a comunidade. A gerente Regional de Saúde Norte, Vanessa Lopes Wilke, informou que as conferências locais reuniram mais de mil pessoas nos 19 centros de saúde da Regional Norte. “A conferência é um espaço democrático de discussão das políticas de saúde do município. A grande participação da comunidade demonstra o compromisso com controle social e com o fortalecimento da democracia. Para além disso, só mesmo com a contribuição dos conselheiros, o poder público será capaz de construir uma política que atenda cada vez mais os anseios da população”.


GALERIA DE IMAGENS: http://flic.kr/ps/Zidhp


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Laurinda disse...

A conferência foi um sucesso. Com a participação dos conselheiros, poderemos fazer valer a nosso participação de um SUS para todos. Parabéns a Gerência de Saúde Norte e todos os que direto e indiretamente contribuiriam para a realização desta conferência.