quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reunião discute sobre eleição no Conselho Municipal de Cultura




A Prefeitura de Belo Horizonte por meio do Centro Cultural Zilah Spósito, na regional Norte reuniu na última semana representantes que irão disputar uma vaga para conselheiro municipal na cidade. O objetivo do encontro foi informar à comunidade a respeito do processo de eleição do Conselho Municipal de Cultura, quem pode se candidatar,ser eleitor, onde se cadastrar para candidato e eleitor regional e para candidato e eleitor temático.

O Conselho será composto de 30 membros titulares e seus respectivos suplentes sendo 15 representantes do poder público e 15 da sociedade civil. Dos 15 membros da Sociedade civil 6 são representantes do setor cultural e 9 do setor público. O Conselho Municipal de Cultura de Belo Horizonte, criado em 2008, é um órgão colegiado, de caráter deliberativo e consultivo, vinculado à Fundação Municipal de Cultura.

Os participantes foram informados sobre as funções do órgão. São elas: Deliberar sobre as diretrizes gerais da política cultural do município, colaborar com a Fundação Municipal de Cultura além de Fiscalizar e avaliar sobre o cumprimento das diretrizes e dos instrumentos de financiamento da cultura entre outras.

De acordo com o gerente do Centro Cultural Zilah Spósito, Vicente Souza o conselho é um anseio antigo. “O Conselho Municipal de Cultura é muito desejado por todos do setor desde trabalhadores, artistas, entidades de classe, sociedade civil e é uma exigência do Ministério da Cultura como condicionante até para liberação de verbas futuras. O município precisa ter um órgão gestor de cultura, um sistema municipal de Cultura e um conselho com participação da sociedade”, afirma.

Processo Eleitoral

Para participar do processo eleitoral setorial o candidato deve se inscrever de 7 de julho a 7 de agosto, das 10 às 20 horas na sede da Fundação Municipal de Cultura (dias úteis) e também no teatro Marília (aos sábados). No processo eleitoral regional o candidato deve se inscrever na Fundação Municipal de Cultura, na regional de sua localidade ou nos centros culturais no mesmo período.

As Assembleias setoriais acontecem no dia 11 de Setembro e as Assembleias regionais que definem os conselheiros acontecem no dia 18 de setembro ás 14h30 em local que será definido. Nos processos podem se inscrever artistas, produtores, agentes culturais e entidades representativas que comprovarem no mínimo dois anos de atuação na área cultural.

Mais Informações: 3277-7458



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: