quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Professor Daniel Alvarenga está entre as finalistas do Prêmio Escola Voluntária





A Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, na região Norte, está entre as dez finalistas do Prêmio Escola Voluntária, desenvolvido pela Rádio e TV Bandeirantes e é a única escola de Belo Horizonte. O prêmio tem por objetivo divulgar, incentivar e premiar instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que incentivem o trabalho voluntário entre os seus alunos.

A iniciativa pretende incentivar escolas voluntárias, que têm clareza do seu papel na formação de cidadãos conscientes, a ensinar que cidadania e solidariedade começam na sala de aula. Exemplos de mobilização das escolas em prol de suas comunidades são mostrados a todo país por meio de reportagens de rádio produzidas pelos alunos e professores. A troca de experiências entre as escolas finalistas motiva estes jovens, que acreditam na responsabilidade social, a continuarem neste caminho.

A Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga entrou na disputa através da TV PDA, um trabalho desenvolvido pelos alunos desde 2009. A atividade teve início a partir de um diagnóstico para levantamento dos principais problemas vividos pela comunidade local. Surgiu então a ideia de implantação de uma TV Comunitária que utilizasse a linguagem local para abordar assuntos de interesse da comunidade por meio de vídeos educativos. Foram desenvolvidos temas como dengue, bulling entre outros.

Na TV PDA os alunos participam de uma equipe de reportagem que é composta por 50 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Eles são divididos em pequenos grupos de acordo com a habilidade e competência desenvolvendo funções como filmagem, reportagem, edição e exibição. Para a diretora da escola, Andrea Caroline Correia Silva, o projeto resgata a dimensão humana dos alunos e da família. “A atividade cria laços entre a comunidade e a escola, possibilitando a ampliação dos horizontes da comunidade, a redução da exclusão social e conseqüentemente a melhoria da qualidade do ensino”, afirmou.

A primeira edição do Projeto Escola Voluntária abrangia apenas o estado de São Paulo e recebeu 80 inscrições. Este ano, serão oito Estados participantes e mais de 3600 projetos sociais participantes desde 2001. Em agosto e setembro acontece a capacitação de radiojornalismo das escolas finalistas. No mês de novembro será realizada a veiculação das reportagens produzidas pelas escolas que vão se encontrar em São Paulo entre os dias 11 a 17. A divulgação dos vencedores sai no dia 16 de novembro. A escola vencedora leva um prêmio de 15 mil, a segunda colocada, 10 mil e a terceira 5 mil.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: