quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Regional Norte promove Operação Carroça Legal



Desde o dia 24 de fevereiro de 2011, a Prefeitura de Belo Horizonte sancionou a Lei n° 10.119, que dispõe sobre a circulação de veículo de tração animal e de animal, montado ou não, em via pública do Município. Com intuito de legalizar a atividade do carroceiro, a Secretaria Regional Norte por meio da gerência de Licenciamento Urbanístico em parceria com a BH TRANS e SLU, realizou entre os dias 9 e 10, a “Operação Carroça Legal”.

De acordo com o Wadson Vieira Dias, engenheiro do Departamento de Programas Especiais da SLU, trata-se da organização dos trabalhos dos condutores de carroças na cidade. “Com este trabalho hoje eles são nossos parceiros na limpeza urbana da cidade”, disse. Na operação os carroceiros recebem a habilitação do carroceiro e emissão da licença da carroça. A ação tem como proposta inclusão social e geração de renda.

Para o recebimento dos documentos os interessados devem apresentar identidade, CPF, Comprovante de endereço e o veículo não pode possuir nenhuma irregularidade na BH TRANS. Entre 2010 e 2011 a regional Norte cadastrou 122 carroceiros.Só nos dias 9 e 10, foram cadastrados 43 pessoas.

A condução de animal montado ou de veículo de tração animal em via pública deverá ser feita pela pista da direita, junto ao meio-fio e em fila única, sempre que não houver acostamento ou faixa a eles destinados, em velocidade compatível com a natureza do transporte, impedido o galope.

José Israel
José Israel que é Carroceiro afirma que a Prefeitura está prestando todo o apoio necessário com reuniões, palestras e ações como esta em prol da classe. “É um trabalho muito bom. Graças a isso aprendo como cuidar dos animais e dos veículos de forma correta. Agora eles estão bem tratados. Acredito que com isso, nosso emprego está valorizando”, enfatizou.

No próximo sábado 13, de 9 ás13h, a Secretaria Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), em parceria com a BH TRANS promove mais um encontro com os carroceiros. Na reunião serão abordados os seguintes assuntos - Legislação no Trânsito,Unidades de Recolhimento de Pequenos Volumes- URPV e Deposição Clandestina.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: