sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Insuficiência Cardíaca é tema de Seminário na regional Norte




Com o objetivo de discutir o aperfeiçoamento dos médicos generalistas, para o encaminhamento correto e o cuidado prolongado com os pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca, a Secretaria Regional Norte, por meio da Gerência de Saúde realizou nesta terça 9, o I Seminário Temático de Integração do Programa de Educação Permanente e Gestão Clínica.

Para debater o tema: A Interface entre a Atenção Primária à Saúde e a Rede Complementar para o Cuidado da Condição Clínica de Insuficiência Cardíaca, a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Kátia Fontoura explica a importância do encaminhamento correto do paciente no segmento da saúde. “ A melhor forma de garantir que o paciente retorne a consulta em tempo determinado é facilitar o seu acesso. Ele será atendido pelo médico e após a consulta, o exame e o retorno serão marcados na recepção do centro de saúde que entrará em contato para informá-lo”, diz.

De acordo com o coordenador médico distrital, Thiago Simões Leite, as principais ferramentas clínicas para manter o vínculo com o paciente são o atendimento, protocolo das consultas, registro e monitoramento do paciente,além do envolvimento com o usuário. “Através destas ferramentas é possível acompanhar o paciente que sofre de insuficiência cardíaca. Atualmente na regional Norte, aproximadamente 20 mil pessoas sofrem dessa doença. Daí a importância de todas as ferramentas clínicas, para acompanhá-los caso a caso de perto”, relata.

Na Regional Norte 70 médicos generalistas ,de 19 centros de saúde realizam o acompanhamento mensal com os pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca. Cerca de 20 mil pessoas são portadores da doença e 800 já estão em tratamento. O seminário de capacitação será realizado todas as terças-feiras do mês de agosto no auditório da Regional Norte na rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo.

Mais Informações 3277-7458


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: