terça-feira, 16 de agosto de 2011

Gestão compartilhada elabora propostas que serão apresentadas ao Prefeito



Ampliando a participação popular em Belo Horizonte. Este é o foco do Planejamento Participativo Regionalizado da Prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada. Nesta quinta dia 11, o programa de governo esteve reunido com a comunidade das sub-regiões N2 e N4 da regional Norte no BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, no bairro Novo Aarão Reis. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro que teve como objetivo a Oficina para debate e elaboração das propostas e a constituição da comissão representativa para os territórios N2 e N4.

Vilma Consolação
Expandir o acesso à informação, ampliar o acesso das políticas e das ações públicas, mais suporte a capacitação dos conselhos municipais, abrir novos espaços de diálogos com a sociedade, reforçar o planejamento participativo aproximando a gestão municipal do cidadão, e dar maior eficiência as ações e políticas públicas. Para Vilma da Consolação, moradora do bairro Providência e participante do Movimento dos Sem Casa, a interlocução da Prefeitura com o cidadão é uma boa ideia, considerada um avanço na política da cidade.

“Aqui é o espaço ideal onde podemos colocar para os gestores o que estamos precisando no nosso bairro. Boa parte da população tem interesse em participar dessas decisões juntamente da prefeitura e esse espaço era reduzido. Atualmente acompanho reuniões do centro de saúde, orçamento participativo, e aqui na gestão compartilhada. Assim tenho voz e poder para decidir o que é melhor para a minha região”, enfatizou.

No encontro a Secretária Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada, Maria Madalena Franco, acompanhada de gestores públicos apresentou a população dados da região Norte como centros de saúde (19), UMEIS (8), Escolas Municipais (19) Parques (5), Academias da Cidade (8), BH Cidadania (5), além de obras em andamento. São elas: Complementação do Centro de Saúde Jaqueline II, recuperação da ponte do Bairro Ribeiro de Abreu, ampliação e reforma da Escola Municipal Daniel Alvarenga, reforma do campo de futebol do São Bernardo, implantação da Unidade Municipal de Educação Infantil-UMEI- Jardim Felicidade e outros.

Maria Madalena afirma a especificidade da gestão compartilhada. “Já temos a Trajetória do OP, mas com foco diferente, no curto prazo. Aqui na Gestão Compartilhada vamos além. É uma série de obras de estruturação para a cidade que não cabem nos recursos disponibilizados no Orçamento Participativo. Tudo será apresentado para o Prefeito. A cidade foi dividida em 40 sub regiões que se parecem. É um espaço de dialogo com a comunidade onde vamos colher as propostas”, declarou.

As propostas discutidas serão apresentadas através do Grupo de Trabalho Territorial- GTT, em âmbito regional no dialogo com o Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: