segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Segurança no trabalho é tema de palestras na Regional Norte



Trabalhar com segurança e prevenir riscos a saúde. Esse foi o tema do treinamento interno de prevenção de acidentes realizado na Secretaria Regional Norte pela gerência de manutenção em parceria com uma empresa privada. A atividade que aconteceu nos dias 13 a 16 deste mês contou com a participação de mais de 50 funcionários do setor.

Segundo Lidiana Nogueira da Silva, nutricionista do Serviço Social da Indústria Civil do Estado uma das doenças comuns no Brasil é a hipertensão. “Ela atinge em média 30 milhões de brasileiros e apenas dez por centro mantém a pressão controlada. A doença é responsável por 40 por cento dos infartos, 80 por cento dos acidentes vasculares no cérebro e 25 por cento dos casos de insuficiência renal terminal. O sal, a bebida alcoólica, o sedentarismo e o stress, são alguns fatores que contribuem para o início da doença. É necessário que as pessoas possuam hábitos saudáveis. Eles são fundamentais e contribuem para o equilíbrio da pressão”, completa.

A palestra debateu também segurança no trabalho e a utilização de equipamentos adequados em situações de insalubridade. Dante Scalzo, engenheiro e que participou da palestra explica que o funcionário deve saber identificar quais os riscos que está sujeito. Entre eles, está o físico, o químico, o biológico, o ergonômico e o de acidentes. “É importante trabalhar com os equipamentos de segurança, para não colocar em risco a saúde”, explica.

Durante a palestra foi realizado um treinamento com os funcionários da manutenção onde Wesliney Gonçalves da Silva, que é pedreiro, deu um bom exemplo de como carregar um objeto acima de 50 kg com a postura correta. Além disso, foi oferecido aos funcionários atendimento clínico com a auxiliar de enfermagem Ana Maria Elina, que mediu a pressão arterial dos servidores e orientou sobre os cuidados com a saúde no trabalho.







FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: