quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fórum da Juventude aborda Diversidade na Regional Norte



Com o tema: Juventude, Educação e Diversidade, a Secretaria Regional Norte por meio das Gerências de Educação e Políticas Sociais realizou na sexta-feira, dia 21, na Escola Municipal Hélio Pelegrino, o Fórum da Juventude. A atividade contou com a participação de 150 jovens, com a idade entre 14 e 18 anos.

Para abordar sobre a educação dos jovens no ambiente escolar, o gerente de educação da Regional Norte, Jerry Adriani da Silva, falou da importância da escola como reprodutora e da sua evolução durante os anos. Na década de 80, a escola não era inclusiva, pois não aceitava pessoas negras, de nível econômico baixo, homossexuais, entre outros. A escola tinha apenas um modelo curricular, caso o aluno não aprendesse, tomava bomba e na terceira vez, era convidado a deixar a escola para dar oportunidade a outros alunos. Ao decorrer dos anos, a escola tem mudado seu modelo curricular.

De acordo com o Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais,Jerry Adriani, a inclusão de pessoas com deficiência física, condição e orientação sexual, negros, religiosos é a afirmação disso. “A luta pela promoção da igualdade social e a diminuição da hierarquização fez com que a escola tomasse um rumo diferente, se tornando um referencial na vida de cada aluno e proporcionando além do aprendizado, um diálogo maior sobre as adversidades do dia-a-dia”, enfatizou.

A coordenadora pedagógica e de formação da secretaria municipal do conselho de adolescentes, Mara Catarina Evaristo, abordou a maneira dos jovens se relacionarem com as pessoas em seu convívio social. “Os preconceitos precisam acabar, pois não se pode julgar o caráter de uma pessoa pela roupa, cor da pele, orientação sexual ou condição financeira. As oportunidades devem ser iguais para os jovens, independente desses fatores e paradigmas.

Letícia Soares de 15 a, é aluna da 8° série da escola. Sempre se mostrou interessada em participar dos projetos e foi convidada pela direção a representar os jovens no fórum. “A conscientização sobre a educação do jovem, como o conhecimento nos leva além. Somos o amanhã da sociedade e temos que correr atrás dos nossos direitos, diz.


 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: