quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Novo protocolo de atendimento é realizado no bairro Tupi.


A equipe do Centro de Saúde Tupi realizou uma palestra nesta quinta-feira, dia 29, para explicar a classificação de risco do protocolo de Manchester que é praticado pela unidade de saúde. Criado na Inglaterra e muito utilizado em diversos países, o Sistema de Triagem Manchester foi desenvolvido para organizar o fluxo de atendimento dos pacientes nos serviços de urgência e emergência, priorizando os casos de acordo com o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento. O sistema está sendo aplicado no Centro de Saúde Tupi como projeto piloto da Regional Norte e as palestras auxiliam na sensibilização e no processo educativo da comunidade.


A palestra foi ministrada pelo estudante de enfermagem Marley de Oliveira e a estudante de fisioterapia Layara Scofield, para os pacientes que aguardavam na sala de espera para o atendimento clínico. De acordo com Marley, a classificação do protocolo de Manchester permite atender, em primeiro lugar, os doentes mais graves e não, necessariamente, quem chega primeiro, explica.

Os pacientes classificados como vermelho correspondem à emergência e são encaminhados para o atendimento médico imediato. Casos muito urgentes recebem a cor laranja, para serem atendidos em dez minutos. Pacientes classificados com a cor amarela devem aguardar atendimento com prazo máximo de atendimento em uma hora. Os pacientes classificados como verde e azul são considerados como casos de menor gravidade e podem ser atendidos com um espaço de tempo maior.
Valéria Pereira é moradora do bairro Tupi há 16 anos e diz que a iniciativa é muito boa. “Muitas vezes, precisamos de atendimento médico e não sabemos o tempo em que seremos atendidos ou se seremos atendidos. Com esse novo procedimento, fica mais fácil, até mesmo pela gravidade da dor e não precisamos chegar muito cedo ao centro de saúde” concluiu.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: