sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tecnologia facilita as ações de combate à Dengue

O combate á dengue na Regional Norte ganhou mais um aliado: o Sistema de Monitoramento Vetorial de Dengue por Ovitrampa (SMODO) cujo projeto piloto está sendo desenvolvido nas Regionais Norte e Pampulha. As ovitrampas são armadilhas usadas para verificar a presença do mosquito Aedes aegypti por meio da contagem de ovos e permite realizar ações de controle do vetor da Dengue.

A utilização do Smodo, por meio de palmtops, sistema informatizado móvel que permite o registro das informações ainda no campo de trabalho, tem trazido muitos benefícios para a Gerência Regional de Zoonoses. É um sistema online acessado de qualquer computador conectado à rede da PBH que recebe as informações diretamente dos PALMs. Os principais objetivos do sistema são facilitar o registro das informações de monitoramento por ovitrampas; gerar um banco de dados do monitoramento, permitindo acesso fácil e rápido à informação e geração de relatórios bem como agilizar a análise dos dados. Ao todo são quatro palmtops monitorando 127 ovitrampas espalhadas em toda a Regional Norte.

De acordo com a gerente Regional de Zoonoses, Viviane Carneiro, a utilização dessa ferramenta traz muitas vantagens. “O palm permite que as informações colhidas no campo sejam compartilhadas imediatamente pelo sistema Smodo e isto possibilita a realização de ações emergenciais antes mesmo da liberação dos resultados de contagem de ovos pelo laboratório”, informou.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: