terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Prefeitura inaugura três novos pontos de coleta de óleo saturado

A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Recóleo, inaugurou ontem o primeiro dos três novos pontos de coleta de óleo de cozinha saturado, dentro do programa Óleo Nosso de Cada Dia. Os novos pontos serão instalados nas regiões Norte,Noroeste e Venda Nova. A meta da Prefeitura é que até o final de fevereiro todas as nove regiões da capital já estejam contando com um ponto de coleta, que já é utilizado nas regiões Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro.


O objetivo é fomentar a doação de óleo de cozinha saturado, pois a destinação incorreta desse produto pode trazer sérios problemas ao meio ambiente. Segundo a coordenadora do programa na Secretaria de Meio Ambiente, Ana Nagem, o óleo descartado de forma inadequada pode impermeabilizar o solo e rebaixar o lençol freático. “Além de trazer problemas para o solo, o descarte irregular também pode entupir os esgotos e ocasionar outros problemas”, explicou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Vasco Araujo, ressalta a importância da participação popular para o sucesso do programa. “Essa iniciativa é muito importante para a sociedade, mas temos que propagar a cada dia a necessidade de que cada um faça sua parte, pois o meio ambiente é um bem comum e é responsabilidade de todas as pessoas”, disse.


Parceria
A parceria da SMMA com a Recóleo prevê que a empresa coloque containers para coleta do óleo de cozinha usado em locais estabelecidos pela SMMA, cabendo à empresa o processamento, refinamento e destinação do produto final a outros consumidores, especificamente a refinarias que o utilizam como matéria prima para o biodiesel. Esta parceria prevê, ainda, o monitoramento de todo esse processo, de modo que o beneficiamento total do óleo de cozinha seja o menos impactante possível ao meio ambiente.


Participação

Mesmo se tratando de uma ação pública, o programa Óleo Nosso de Cada Dia pode ser estendido à inciativa privada, comerciantes e membros de associações interessados na coleta do resíduo. Para isso basta entrar em contato com a coordenação do programa através do e-mail oleonossodecadadia@pbh.gov.br


Os novos pontos de coleta


Região Norte (inaugurado hoje, dia 7) - Local: CEA Norte (Parque Nossa Senhora da Piedade) – Rua Rubens Souza Pimentel 750, bairro Aarão Reis.


Região Noroeste (inauguração dia 9, às 15h) - Local: Prédio da regional, na rua Peçanha, 144, no bairro Carlos Prates


Venda Nova (inauguração na terça, dia 14, às 14h30) - Local: Prédio da regional, na avenida Padre Pedro Pinto, 1.055, em Venda Nova.




Mais informações para a imprensa pelo telefone 3277-5182.
 
 
FONTE : Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Nenhum comentário: