sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Prefeitura revitaliza praças na Regional Norte



A Secretaria regional Norte por meio da gerência de jardins e áreas verdes iniciou nesta semana os trabalhos de revitalização de praças. As praças Nair Pentágna Guimarães, e Maria Manoela Brás no bairro Heliópolis, receberam pintura de meio-fio, instalação de bancos, lixeiras, piso tátil, cordão bauleado, e plantio de mudas diversas.

O piso tátil é uma sinalização para pessoas com deficiência visual. É feito com ladrilho hidráulico de cor vermelha e tem como objetivo contribuir para a segurança e bem estar de todos. São utilizados dois padrões conforme as normas da ABNT: ladrilho tátil de direcionamento indica caminho livre de obstáculos, e ladrilho tátil de alerta, indica área de conflito (obstáculos, degraus/rampas, entradas de veículos, esquinas).

De acordo com Aloísio Vicente, gerente regional de jardins e áreas verdes a manutenção das praças é um serviço essencial para os moradores. “Muitas vezes as pessoas usam as praças como local de lazer e diversão. É um ambiente familiar onde a natureza contribui para o bem estar de todos. Por isso a Prefeitura cuida com carinho dessas áreas”, disse.

A gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes tem como objetivo plantar, cuidar, repor, e monitorar todas as áreas verdes da Região Norte. Na localidade, estão catalogadas 72 praças e logradouros públicos e 18 canteiros centrais que recebem cuidados permanentes por parte da Regional, quer seja na limpeza ou capina, quer seja na construção e execução de projetos paisagísticos.Todas as praças da região recebem manutenção de 15 em dias 15 dias.A PBH investiu cerca de 3 mil reais na recuperação dos locais.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

Gotaria muito que a arborização dos bairros da região Norte fosse prioridade, quem sabe até com orçamento previsto.
Ao longo da história da humanidade as praças também conhecidas como "Ágoras" na Grécia antiga eram o ponto de encontro dos cidadãos de uma cidade. Lá as pessoas conversam sobre diversos assuntos inclusive política. Freguentar esses ambientes se tornou um costume da sociedade ocidental e hoje todas as praças carrego consigo um pouco da cidade do local. Basta conhecer um pouco da história da Praça da liberdade por exemplo e da praça da Estção e outras.
Eden Cassange