terça-feira, 20 de março de 2012

PBH assina contrato para construção do novo terminal rodoviário


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da BHTrans, assinou nesta segunda-feira, dia 19, em solenidade realizada na sede da PBH, no Centro, o contrato de concessão que delega a construção, a implantação, a gestão, a manutenção e a operação do novo terminal rodoviário de Belo Horizonte. A empresa SPE Terminal Belo Horizonte S/A venceu a concorrência pública 006/2011 e foi representada na assinatura do contrato pelo diretor administrativo-financeiro da empresa, Antonino Alibrando, e pelo diretor operacional, Wilson Martins Starling Filho. Também assinaram o documento o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Pier Senesi.

A partir da assinatura do contrato, a empresa concessionária terá até julho deste ano para detalhar o projeto executivo e iniciar as obras de construção do novo terminal, que funcionará no bairro São Gabriel, na região Nordeste da capital. O processo de desapropriação na região será feito pela Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação da capital (Urbel), e a liberação do terreno também estará concluída no mesmo prazo. A nova rodoviária de Belo Horizonte deverá entrar em operação em dezembro do ano que vem.

O prefeito Marcio Lacerda explicou que a solução para encontrar um local para o novo terminal rodoviário foi buscada de forma democrática e que, portanto, o projeto é uma conquista para o poder público e, principalmente, para a população. Marcio destacou ainda a importância do novo terminal para a região. “O novo equipamento será um importante elemento de desenvolvimento para a região do entorno. A rodoviária tem um papel muito importante na vida dos cidadãos e, por isso, queremos que o local seja referência para todos”, disse.

O novo terminal rodoviário terá 62 mil metros quadrados, sendo 35,5 mil de área construída, e será ligada por passarelas à Estação BHBus São Gabriel, no bairro São Gabriel, com integração com metrô, linhas municipais e intermunicipais e o sistema de BRT (Transporte Rápido por Ônibus), que está em fase de implantação na avenida Cristiano Machado. Será implantado ainda o projeto de melhoria do sistema viário no entorno do novo terminal, de forma a facilitar o acesso ao equipamento e às vias próximas ao Anel Rodoviário.

A nova rodoviária terá 41 plataformas, com expansão prevista para 56 plataformas, área de estocagem com capacidade para 23 ônibus, 400 vagas de estacionamento para automóveis e embarque e desembarque no mesmo nível. Além disso, o empreendimento também vai contar com praça de alimentação próxima à área de espera e área de assentos e de comércio maior do que a do atual terminal rodoviário da capital, localizado no Centro, para oferecer mais conforto aos usuários.

Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a escolha do São Gabriel para a instalação do novo terminal foi definida após estudos bastante aprofundados. “O bairro tem uma localização apropriada para o novo equipamento”, disse. “Os cidadãos vão ganhar um terminal moderno e eficiente, que vai seguir as melhores práticas de gestão de terminais”, destacou Ramon.

Benefícios

O edital que abriu a concorrência para a construção da nova rodoviária previa diversos requisitos para beneficiar a população, como atendimento a todas as normas de acessibilidade e legislações pertinentes, ligação direta com as estações São Gabriel (metrô e BRT), eliminação dos conflitos entre pedestres, ônibus, carros particulares e táxis, moderno sistema de veiculação de informação aos usuários e bilheterias em local de fácil acesso e visibilidade. O projeto que será apresentado pela empresa vencedora até julho deste ano deve atender a todas as exigências previstas no edital.

Altair Moreira, diretor-geral do consórcio vencedor da concorrência pública, afirmou que a concessão, modelo adotado pela Prefeitura para a implantação do novo terminal rodoviário da capital, é interessante e conveniente tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada. Altair também destacou as principais características da nova rodoviária. “Belo Horizonte precisava de um novo equipamento urbano que solucionasse os problemas de mobilidade. Teremos um local moderno, confortável e seguro, que vai atender muito bem a população. Além disso, o novo terminal terá capacidade para ser ampliado, de acordo com as demandas de crescimento da cidade”, reiterou.


FONTE : Assessoria de Comunicação Social da PBH-ASCOM

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