quinta-feira, 1 de março de 2012

Reunião discute enfrentamento a tuberculose na regional Norte



Você sabe o que é tuberculose?Com intuito de propor e traçar estratégias para solucionar o problema na regional Norte, profissionais da gerência de atenção à saúde, epidemiologia, núcleo de apoio à saúde da família e farmácia distrital, se reuniram na última quarta-feira, dia 29, na reunião do comitê de enfrentamento a tuberculose distrital. A região está entre as localidades com maior número de casos identificados da cidade. Só em 2011 foram 79 casos confirmados segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosi. Ela afeta, principalmente, os pulmões, rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, e etc. A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios. O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral.

As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através do centro de saúde próximo a residência da pessoa. A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Os pacientes em tratamento de tuberculose e que estão em condições sociais desfavoráveis recebem, por meio de uma parceria da prefeitura, o vale refeição. Cada usuário tem o direito ao recebimento de 24 vales, no período de tratamento da doença, que é de seis meses. O agente comunitário de saúde faz o monitoramento diário do paciente no tratamento que é prolongado para evitar a desistência.

De acordo com enfermeira da gerência de atenção à saúde Norte, Lorena Guimarães Antonini, o intuito do comitê é diminuir a taxa de abandono dos usuários em tratamento da doença, já que em 2011, apenas 62% dos pacientes foram adimplentes. “O nosso objetivo e esse. Melhorar o percentual de cura chegando aos 85% que é o número considerado satisfatório pelo ministério da saúde”, afirmou.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

2 comentários:

Levi Prates disse...

E muito emportante essa atitude da secretaria de saúde e que o paciente contribua tambem jamais abadone o tratamento

Anônimo disse...

Muito bem. eu acho que o governo deveria investir mais em capanha que possa prevenir contra a tuberculose e a hanseanise