quarta-feira, 23 de maio de 2012

Conscientização promove combate à exploração sexual infanto juvenil em BH Cidadania




O BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, na Regional Norte, promoveu nesta quarta-feira, dia 23, ação de combate à exploração sexual infanto-juvenil. O trabalho faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, festejado em 18 de maio.

Motoristas receberam material informativo da campanha
Através da campanha “Asas para Infância e Adolescência Seguras e Protegidas”, da Associação Municipal de Assistência Social – AMAS, alunos da Escola Municipal Hebert José de Souza e do programa Pro Jovem, participaram de teatro no BH Cidadania e ação de mobilização no sinal da Avenida Risoleta Neves. A peça que teve como esquete o tema: Toda Criança quer Crescer, fez a plateia se conscientizar para importância do assunto. Aluno da Escola Estadual Guilherme Azevedo Lage, José Domingos, afirma o aprendizado. ”Aqui aprendi sobre o assunto e estou atento às mudanças de comportamento que a pessoa que sofre o abuso passa”, disse.

José Domingos-Estudante
A violência sexual traduz por meio do abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja por força, seja por outra forma de coerção -, ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou o seu desenvolvimento físico, psicológico e social. É importante observar mudanças bruscas, aparentemente inexplicáveis, de comportamento da criança/adolescente como humor, baixa autoestima, insegurança, comportamentos regressivos, ou agressivos, lesões, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e outros.


Participante do grupo de mobilização da AMAS, Huderson Rodrigues, alertou sobre a questão. “Aqui agente brinca e ri, mas temos que pensar que essa ficção que apresentamos está apontando para o que acontece na realidade. Muitos casos existentes nas famílias,se ofertam com uso da força que o adulto possui e a criança não”, destacou.


Em caso de suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes disque 100 ou 0800-031-1119 ou procure o conselho tutelar.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: