terça-feira, 29 de maio de 2012

Planejamento Participativo apresenta análise das propostas na Regional Norte

 
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada e da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, promoveu nesta segunda-feira, dia 28, na Escola Municipal Tristão da Cunha, no bairro Planalto, mais uma etapa do Planejamento Participativo Regionalizado- Ciclo D. No encontro, que contou com a participação da secretária municipal adjunta de Gestão Compartilhada, Maria Madalena Franco, da secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, e do secretário Regional Norte, Haldley Campolina Vidal, foi entregue o Caderno Síntese contendo as análises das propostas de cada território, levantadas nas oficinas dos ciclos anteriores.

José Maria Filho
Iniciado em junho de 2011, com cinco ciclos de oficinas de âmbito regional, territorial e municipal, o Planejamento Participativo Regionalizado chega ao Ciclo D com a perspectiva de continuidade e desdobramentos ao longo de 2012. Para o líder comunitário José Maria Filho, a parceria prefeitura/comunidade apresenta resultados. “Estamos participando porque as melhores propostas só saem com parceria entre a sociedade civil e o governo. O planejamento apresenta o que já estávamos prevendo para a região. São demandas de educação e saúde que são as prioridades da comunidade local”, disse.


A secretária adjunta Maria Madalena abordou o processo de participação popular durante o encontro. “Há mais de 20 anos Belo Horizonte passa por um processo de mobilização popular e nos últimos anos temos organizado vários projetos de planejamento da cidade como o BH Metas e Resultados, Plano Diretor, BH 2030, PGE, e outros. É um processo de escuta da comunidade que apresenta suas demandas para planejarmos melhor cada região da cidade”, destacou.

O processo de escuta na cidade contou com a participação de mais de 11 mil pessoas, onde mais de 2500 propostas foram encaminhadas para os gestores. Só na Regional Norte, 859 pessoas encaminharam 185 propostas. O setor de Educação foi o mais demandado com pedidos como construção de novas UMEI’s, Creches, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, expansão do projeto sustentador Escola Integrada e implantação de escolas técnicas e profissionalizantes, além de outras demandas.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: