sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fórum da Igualdade Racial aborda conversa de senzala

 

Um local de conversa, aprendizagem, e promoção de ações em prol da igualdade racial. Com este intuito a Secretaria Regional Norte, por meio do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR), promoveu na última semana, o Fórum de Promoção da Igualdade Racial, com o tema: “Conversa de Senzala”. A atividade contou com a presença da Secretária Adjunta Wilma Lisboa e reuniu ainda gestores, e representantes das comunidades Indígena, Cigana, Negra, Quilombola, Brancos, Palestinos e outros.

Responsável por articular a política de promoção da igualdade racial no município, a Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania – SMADC, por meio da Coordenadoria de Assuntos da Comunidade Negra – COMACON propõe e implanta, em parceria com os demais órgãos, ações afirmativas que visam à promoção da igualdade racial, a superação das desigualdades sócio-raciais, a eliminação da discriminação, o enfrentamento ao racismo, a preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da comunidade negra, e sua plena inserção na vida econômica, política, social e cultural do Município.

De acordo com o funcionário público, Paulo Geremias, é mais um passo em busca da igualdade na sociedade. “Existe um avanço principalmente devido as políticas públicas criadas em prol da classe, buscando a conscientização das pessoas”, destacou.Para a coordenadora do grupo gestor de promoção da igualdade racial norte, Dulcimar do Carmo, a ação é importante porque tem o intuito de resgatar as tradições  dos povos indígenas, ciganos, negros, palestinos, quilombolas, e fazer  valer os direitos  através da uma sociedade mais justa e fraterna”, declarou.
 
Com a criação do Plano Municipal de Igualdade Racial, está previsto a implantação dos grupos gestores nas regionais, e esses grupos tem como meta a criação do Fórum de Promoção da Igualdade Racial da Sociedade Civil. A atividade está de acordo com o plano de governo, no eixo Cidade para Todos, que norteia as ações que serão implementadas pelo governo, além de contribui com o resgate cultural e manter a tradição das comunidades étnico-raciais.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: