sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projeto da PBH previne quedas e melhora qualidade de vida dos idosos



Exercícios que estimulam a melhoria do equilíbrio para diminuir os riscos de quedas dos idosos, trabalham a memória, raciocínio, atenção e concentração. Essas são atividades propostas pelo projeto de prevenção de quedas da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),na academia da cidade Campo Alegre, região Norte da cidade.


Maria da Conceição já sente as melhorias
Na quarta-feira, dia 2, os idosos com idade igual ou superior a 75 anos, participaram de exercícios como levantar e sentar sem o apoio das mãos, flexão e extensão do quadril com rotação, dinâmica para frente e atrás, e muito mais. “Tive várias quedas e inclusive em um só dia foram quatro. Através do Centro de Saúde Campo Alegre fui convidada a participar das atividades. Aqui estou ganhando mais atenção e flexibilidade, o que está ajudando a diminuir as quedas e lesões no corpo”, afirmou Maria da Conceição Pimenta, participante da atividade.


Através do projeto, idosos participam de uma a duas vezes por semana, uma hora/dia, no período de 120 dias de exercícios de fortalecimento muscular de membros inferiores,treino de equilíbrio, oficinas multidisciplinares para discussão de temas relacionados à prevenção de quedas e recebem ainda uma cartilha com dicas de exercícios que podem ser feitos em casa. As atividades são orientadas por três profissionais, sendo um educador físico, um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional.


Após a conclusão do ciclo, o grupo passa por uma reavaliação e encaminhamento a outras atividades coletivas para manutenção dos ganhos através do Lian Gong, grupos dos CRAS e Academia da Cidade.Para a Coordenadora do Nasf Norte,Sandra Silva, o trabalho é positivo.”Já fizemos outros grupos de prevenção de quedas onde as pessoas chegavam de muletas.Assim estamos evitando fraturas e aumentando as funcionalidades e qualidade de vida para os idosos”, enfatizou.







FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: