terça-feira, 5 de junho de 2012

Fórum da Terceira Idade apresenta dados da população e debate Igualdade Racial



 
Em comemoração ao mês da igualdade racial, a Secretaria Regional Norte, por meio da gerência de Programas Sociais, promoveu na última quarta-feira, dia 30, o Fórum da Terceira Idade, com o tema: Quesito Raça Cor. Para falar sobre o assunto, a palestrante Marcia Rodrigues Moreira, da gerência de Epidemiologia, apresentou o Sistema de Informação em Saúde.

O sistema consiste no processo do qual são identificados os moradores de BH, usuários dos programas de políticas sociais (saúde, educação, assistência, cultura, esporte, direito da cidadania) e os seus domicílios de residência. O cadastramento permite a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde e a construção de políticas sociais integradas e intersetoriais.

O levantamento é realizado através de visita domiciliar, realizado pelos ACS, das unidades básicas de saúde. As opções são lidas para a pessoa e deve-se considerar aquela que for autodeclarada. A questão é como o indivíduo se percebe e não como o outro o percebe. A pessoa pode se identificar como branca - para a pessoa que se enquadrar como branca, preta- para a pessoa que se enquadrar como preta, amarela- para a pessoa que se enquadrar como amarela (de origem japonesa, chinesa, coreana, etc.), parda (morena) para a pessoa que se enquadrar como parda ou se declara mulata, cabocla, cafuza, mestiça, etc.

De acordo com o gerente de Programas Sociais, da Regional Norte, Nilson Veras, o tema vem para mostrar que o Brasil é um país com misturas de raças. “Temos frequentadores de todas as raças, e com esta temática estamos contribuindo na multiplicação das informações específicas de cada raça”, destacou.

Segundo dados do IBGE (2010), na Região Norte da cidade, a população é de 212.953 pessoas. Dessas 101.381 são Homens, e 111.572 são Mulheres. Entre os Homens 33.199 declaram ser da Cor Branca, 13.330 de cor Preta, 1.298 Amarela, 53.372 Parda, e 182 Indígena. Já entre as mulheres são 37.930 de cor Branca, 13.316 Preta, 1.799 Amarela, 58.326 Parda, e 201 declaram ser de Cor/Raça Indígena.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: