quarta-feira, 6 de junho de 2012

Seminário na Regional Norte aborda Medidas Socioeducativas


E aí, o que rola para além das medidas socioeducativas? Com este tema o CREAS/Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade da Regional Norte, desenvolveu na última sexta-feira, dia 2, um seminário. O intuito da atividade é mostrar para o adolescente infrator as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e na sociedade durante e após o cumprimento da medida.

Para abordar o assunto, o palestrante e Coordenador Executivo dos Programas Sociais da AMAS, Alexandre Rocha, falou sobra as ações que a associação desenvolve em prol dos jovens. “São projetos como o Voo para a Cidadania, Jovem Aprendiz, Jovem Trabalhador e outros. A parceria com Regional Norte é de extrema importância para a continuidade de projetos, como o voo para a cidadania, que hoje atende 71 jovens”, destacou.

O Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas é responsável por executar as medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade para adolescentes autores de ato infracional possibilitando as condições de assistência e orientação para o cumprimento da determinação judicial garantindo os aspectos de proteção, segurança e valorização da vida em sociedade por meio da sua inserção na escola, na família e nos espaços de qualificação profissional e geração de renda, entre outras ações.

O público alvo são adolescentes que receberam determinação judicial para cumprirem a Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e / ou Prestação de Serviço à Comunidade encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude.

Para a técnica integrante da modalidade da Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços a Comunidade, Gleice Rocha, a proposta do encontro é mostrar para os jovens, o que a medida possibilita para os adolescentes. “O mercado de trabalho é um desses espaços em que eles são inseridos”. “A ideia é mostrar o que foi a medida para eles, e o que está contribuindo para a vida de cada um”, disse.


Pedro Henrique
O adolescente Pedro Henrique, 17 a., afirma que a medida é um aprendizado diário. “Aprendi a conhecer melhor as pessoas. Muitas vezes os pais não querem saber o que adolescente está fazendo. E acontece que alguns acabam fazendo coisas erradas. É importante que eles estejam ao lado dos jovens. É uma experiência muito legal que estou passando ao cumprir a medida. Lidar com a sociedade não é fácil, pois cada um pensa de um jeito”, falou.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: