segunda-feira, 11 de junho de 2012

Encontro Regionalizado de Escolas Integradas e Abertas promove melhoria educacional


Música, teatro, ping-pong, artes marciais, esportes, barracas com exposição de mostras manuais, rua de lazer e muito mais. Estas foram algumas das atividades propostas pelo terceiro Encontro Regionalizado de Escolas Integradas e Abertas da Regional Norte, que aconteceu na última terça-feira, dia 6, no Parque Municipal Nossa Senhora da Piedade. Mais de três mil alunos de seis a 14 anos, das 19 Escolas Municipais da região, participaram da atividade.O Secretário Regional Norte, Haldley Campolina Vildal,a Secretária Adjunta Wilma Lisboa, e o gerente de Educação Jerry Adriani da Silva, acompanharam todo o evento.

O Encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretarias de Abastecimento e Regional Norte, Fundação de Parques Municipais, Belotur, SESC, COPASA e FAMINAS,e organizado pela gerência regional de Educação Norte. A atividade tem o intuito de promover uma confraternização entre as escolas das regionais, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos nas oficinas de cada unidade educacional com intuito de dar visibilidade ao talento dos alunos.

Secretários Regionais acompanharam o evento
Desde a implantação das oficinas de artes, artesanato, dança, corte-costura esportes e outros, a Escola Integrada comemora a melhoria educacional proporcionada aos alunos. De acordo com coordenadora da atividade, Giane Barbosa Gomes, os alunos melhoram cerca de 15% em português e matemática. “Os programas de governo são uma oportunidade de o aluno desenvolver em diversas áreas. “Através da atividade ele fica mais confiante, e é natural que avance também nos estudos. A proposta é muito válida. Todos os agentes culturais  são pessoas da comunidade  e conhecem  a realidade  onde atuam. Isso facilita o desenvolvimento do trabalho”, apontou.

Durante as atividades cada escola montou uma barraca para exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos pais dos alunos através das oficinas da Escola Aberta. Cada unidade organizou uma apresentação artística e/ou cultural com o apoio dos oficineiros, professoras comunitárias, e monitores. O que não faltou foi alegria e entusiasmo dos alunos. Para Luiz Henrique, 11 a., aluno da Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar, o encontro é legal e tem muitas atividades. “Aproveitei e fiz uma tatuagem e brinquei de dança, pula-pula e totó”, disse.

Ana Clara
Ana Clara, aluna da Escola Municipal Maria Silveira, adora o encontro. “São poucas as vezes que temos oportunidade de participar de várias atividades ao mesmo tempo. Aqui aprendemos de tudo um pouco. Gostei de aprender Tae Kwon Dow”, destacou.



Os programas Escola Aberta e Escola Integrada fazem parte da política municipal de BH que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental das escolas municipais oferecendo atividades diversificadas nas áreas de esporte, cultura e lazer, além de intervenções pedagógicas e um reforço na alimentação. Na Regional Norte mais de três mil alunos são atendidos por estas políticas.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: