segunda-feira, 25 de junho de 2012

Reeducação alimentar é tema de debate na Regional Norte


A Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Paiss),promoveu nos dias 11,18 e 25 deste mês no auditório da Secretaria Regional Norte, o programa  “Reeducação Alimentar”.No encontro  desta segunda-feira,dia 25,a Psicóloga  Josele Freitas, abordou temas como nutrição, reeducação e compensação alimentar.

Algumas mudanças nos hábitos alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de adoecimento. A adoção de uma alimentação saudável contribui para a prevenção das doenças cardíacas, da obesidade e de outras enfermidades crônicas como diabetes e o câncer. O programa, desenvolvido em parceria com a Unimed-BH, permite que os servidores reflitam sobre hábitos alimentares, alimentação saudável e preparo de alimentos, entre outros assuntos.

Durante palestra, Josele, afirmou que a autoestima,valorizar-se, ter conhecimento do próprio corpo,confiança e respeito, ajudam a facilitar os desafios do dia-dia. “É necessário ter objetivos.O que queremos?Como gostaríamos de estar? Assim as coisas passam a fazer mais sentido. Você sente prazer, porque aquilo que está realizando apresenta resultados”, destacou a psicóloga.
 
 
 
A reeducação alimentar é comer de tudo um pouco, evitando alimentos calóricos e gordurosos.Uma das estratégias indicadas pela psicóloga para evitar o consumo desses alimentos, é não compra-los. A compensação alimentar muitas vezes acontece no momento em que a pessoa passa por situações adversas,estresse e nervosismo.Esse tipo de comportamento acaba contribuindo para a pessoa sentir-se negativa e comer o que não deve.

Para a gerente de Recursos Humanos da Regional Norte, Cibele Versiani, o curso foi interessante e deveriam acontecer outras atividades em prol do servidor. “Outros assuntos poderiam ser abordados também. Espero que os servidores prestigiem mais. A compulsão e a reeducação alimentar são temas que fazem parte do nosso dia-dia. Com as dicas que recebi aqui, espero colocar em prática”, disse.

O Curso de Reeducação Alimentar está acontecendo ainda nas regionais Pampulha,Venda Nova e Leste.Já as Regionais Centro-Sul, Barreiro,Noroeste e Oeste recebem o Curso de Saúde Sexual e Reprodutiva.


Acompanhe a agenda:


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: