quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fórum do Idoso apresenta serviços do Programa BH Cidadania


Com intuito de apresentar aos idosos os serviços e programas disponibilizados pelas políticas sociais da prefeitura, a gerência de Programas Sociais da Secretaria Regional Norte, promoveu nesta quarta-feira, dia 27, mais uma atividade do Fórum do Idoso. O tema do Encontro foi “Programa BH Cidadania e Centro de Referência em Assistência Social/CRAS”.

O BH Cidadania é um Programa de gestão pública desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que tem por objetivo descentralizar o atendimento ao cidadão, levando para dentro das comunidades de forma intersetorial os serviços públicos que englobam as áreas de educação, saúde, esporte, abastecimento, assistência social, cultura, direitos de cidadania e inclusão digital.

O Programa visa à participação compartilhada do Poder Público e da comunidade na formulação, gestão e avaliação. Sua atuação se dá em um território definido pelos índices de vulnerabilidade social, de forma a favorecer a promoção da autonomia das famílias na resolução de seus problemas.

Só na Regional Norte são cinco unidades nos Bairros Vila Biquinhas, Jardim Felicidade, Zilah Spósito, Providência e Aarão Reis. Cerca de 8 mil pessoas são atendidas diariamente em diversas atividades dos programas como academia da cidade, caminhar, escola integrada, EJA, ponto de leitura, qualificação profissional, plantio alternativo, acompanhamento sociofamiliar, oficinas de artes, brinquedos, grupos socioeducativos e outros.

Para o gerente de Programas Sociais da Regional Norte, Nilson Veras, a atividade de tem o intuito de informar a comunidade local. “A ideia é divulgar sobre todas as políticas públicas a que o cidadão idoso tem direito. Quando eles chegam e solicitam algum serviço, eles são encaminhados, para os setores responsáveis”, disse.

Izabete Ribeiro, idosa, que participa da atividade há mais de dois anos, afirma a importância do encontro. “O mais interessante no fórum é a assistência, o acolhimento e a aprendizagem que é proporcionada. Aqui aprendo sobre cada serviço da prefeitura e nossos direitos de transporte e saúde”, disse.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: