sexta-feira, 29 de junho de 2012

Seminário do PAIR constrói Políticas Públicas de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil

A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por intermédio da comissão operativa local (COL), promoveu na última terça feira, dia 26 o primeiro seminário do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Pair-BH). O tema do encontro :“Defesa e responsabilização: construindo ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, foi debatido pela  Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Maria de Lourdes, e a representante da equipe executiva do PAIR-BH, Célia Nahas.

O Secretário Regional Norte, Haldley Campolina Vidal, e a Secretária Adjunta Wilma Lisboa, participaram de todo o encontro, juntamente do Comandante do décimo terceiro batalhão da Polícia Militar, Coronel Mauro Alves e o gerente de Políticas Sociais e membro da COL Norte, Ademilton Araújo. “Sensibilizar e mobilizar os servidores de todas as políticas temáticas, além dos parceiros da Rede de Proteção Social Norte para o enfrentamento à violência sexual”, este é o nosso objetivo”, destacou Ademilton.

Assuntos importantes como; atendimento, prevenção, defesa, responsabilização, mobilização e articulação foram o foco do debate. As palestrantes enfatizaram ainda, a importância do trabalho do Conselho Tutelar, do Juizado e Promotoria da Vara da Infância e da Juventude, entre outros órgãos da Rede de Proteção; apontando ainda, a necessidade da efetiva participação da sociedade para denunciar os casos que tenham conhecimento.

Em 2005, o PAIR foi construído em Belo Horizonte a partir do “Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto juvenil”; e tem como objetivo integrar políticas setoriais para a formação de uma agenda comum entre Governos, Sociedade Civil e Orgãos Internacionais, visando o desenvolvimento de ações de prevenção, mobilização, defesa de crianças e adolescentes vulneráveis ou vítimas da exploração sexual.

Nilma Corrêa da Silva, Coordenadora do PAIR Norte destacou a importância do evento. “O Seminário representa um grande avanço na mobilização intersetorial para o enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil, pois pela primeira vez conseguimos a participação de todas as gerências regionais, Polícia Militar e comunidade civil organizada, colaborando assim para o aprimoramento da construção e desenvolvimento de metodologias locais para intervenção em rede integrada”, afirmou.

Rosana Márcia Silva, Agente de saúde no Centro de saúde Lajedo, destacou a importância do espaço na sua atuação profissional: “Foi uma experiência nova, pois foi o meu primeiro seminário. Considero muito proveitoso, já que os agentes de saúde entram na casa dos moradores e muitas vezes temos contato com conflitos”, disse. Sentimentos compartilhados pelo Sargento da Policia Militar Edson Soares: “Foi importante participar. Abri a minha visão para o atendimento aos adolescentes vitimas de violência”, abordou.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: