sexta-feira, 29 de junho de 2012

Moradores do Bairro Zilah Spósito recebem espetáculo do FIT

O Espaço BH Cidadania Zilah Spósito transformou-se em palco e a Companhia Oigalê pediu passagem para apresentar aos moradores da Regional Norte, na última semana, o espetáculo: “Miséria, servidor de dois estancieiros”. O evento compõe o 11° Festival Internacional de teatro palco e rua de Belo Horizonte que mobilizou a cidade em torno de diversas manifestações teatrais.

O Festival Internacional de Teatro,palco e rua de Belo Horizonte (FIT) - organizado pela Prefeitura por intermédio da Fundação Municipal de Cultura - chegou a sua décima primeira edição, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais da capital belorizontina. O evento viabilizou a vinda da Companhia Oigalê, que surgiu em 1999 na cidade de Porto Alegre. A trupe é conhecida por adaptar contos e lendas regionais para o teatro de Rua. A peça que foi encenada no BH Cidadania desenvolve-se em torno de uma farsa gaudéria livremente adaptada pela Companhia porto alegrense de teatro, retratando as aventuras do anti-herói miséria, vassalo de dois patrões. 

A encenação do espetáculo foi possível através da parceria entre o Centro Cultural, UMEI Zilah Spósito, Escola Municipal Daniel Alvarenga e a organização do FIT, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, como destacou Wellington Carmo Faria, Gerente do Centro Cultural Zilah Spósito. “O Espetáculo integra o FIT, e devido à parceria com o BH Cidadania levamos o espetáculo em um processo de descentralização da cultura”, destacou.

Rosana Coelho, Coordenadora do B.H Cidadania aponta a importância do evento para a comunidade. Este é o segundo ano que o FIT vem ao BH Cidadania. Isso é muito bom, pois o bairro é carente de cultura. A cultura favorece para que a comunidade enxergue as diversas possibilidades para seu crescimento”, enfatizou.

Wellington Carmo Faria, chama a atenção para os desafios acerca da produção e difusão da cultura na comunidade. “Despertar o interesse pela cultura é um desafio na medida em que os moradores priorizam outras coisas e a cultura fica em segundo plano”, aponta. Ele destaca ainda perspectivas positivas para as atividades promovidas no BH Cidadania. “Procuramos despertar a cidadania através da cultura, pois é possível superar as dificuldades do cotidiano através dela. O teatro e outras atividades culturais auxiliam na emancipação do cidadão”, completa.







FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: