quinta-feira, 19 de julho de 2012

BH oferece suporte para a população que sofre das doenças de inverno



Quais cuidados devemos tomar em relação à saúde nessa época do ano, quando os termômetros marcam temperaturas mais baixas que as demais estações? O que fazer para evitar as chamadas doenças de inverno, como gripes, resfriados e sinusites? No inverno, o índice de doenças respiratórias aumenta devido às baixas temperaturas e ao tempo seco, o que favorece a transmissão dos vírus. E os meteorologistas avisam: a previsão para a próxima semana é que os termômetros variem entre 10°C e 24°C em Belo Horizonte. Sendo assim, o melhor remédio é se prevenir. Confira nesta página a opinião e as dicas de uma especialista para passar essa época do ano com a saúde em dia, qual a estrutura de atendimento que a Prefeitura de Belo Horizonte oferece e as ações de conscientização feitas na capital.

De acordo com a pneumologista Ana Cristina Fonseca, além de gripes e resfriados, doenças como alergias respiratórias, rinites alérgicas, otites provocadas por obstruções do nariz e amidalites são comuns nesta época, mas é importante ficar atento também com as pneumonias e com a asma. O ar, durante o inverno, fica menos úmido e pode provocar irritação nas mucosas respiratórias, viabilizando a entrada de micro-organismos. Os vírus e as bactérias ficam no ar e são inalados pela respiração. A médica ainda chama a atenção para os principais sintomas que devem ser observados, como obstrução de nariz, coriza e dificuldade pra respirar.

É costume ouvir falar que toalha molhada e balde com água no quarto contribuem para a melhora do quadro clínico, mas é preciso tomar alguns cuidados para não piorar a situação. Ana Cristina alerta que, se a criança for muito pequena, corre o risco dela, durante a noite, ter uma queda da cama e cair na água, ocasionando algum acidente. A toalha molhada, por sua vez, se muito encharcada, pode mofar o móvel e contaminar com fungos o ambiente.

Pacientes asmáticos devem ter acompanhamento especial, pois a doença, que é crônica, costuma se agravar nesta época. Outros casos também merecem atenção. “Crianças e idosos que só ficam prostrados e sem apetite devem ser observados. Dependendo do caso a avaliação médica é recomendada para que o quadro não piore”, disse Ana Cristina.

Estrutura

Belo Horizonte conta hoje com 147 centros de saúde, distribuídos nas nove regiões da capital. Todos eles estão preparados para atender pessoas com sintomas de doenças de inverno. A indicação é que o enfermo vá para o centro de saúde mais próximo da sua residência. Os endereços de todos os centros estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde, no endereço www.pbh.gov.br/saude. Após abrir a página, basta clicar em “centros de saúde”, no menu “acesso rápido”. Os endereços estão disponíveis também no BH Resolve (avenida Santos Dumont, 342, Centro) e no telefone 156.

Conscientização

Ações de conscientização são importantes para combater e diminuir os índices de doenças de inverno. Para isso, o Núcleo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde, o MobilizaSUS-BH sai às ruas para alertar a população sobre como se prevenir corretamente. “Durante os períodos endêmicos vamos aos locais com maior fluxo de pessoas, como praças, semáforos, supermercados, centros de saúde, escolas e metrô. A intenção é mostrar para as pessoas os riscos que estamos constantemente sujeitos nessa época”, disse o coordenador do programa, Samir Amim. O trabalho do MobilizaSUS-BH, que abrange também campanhas voltadas contra doenças endêmicas como a dengue, por exemplo, conta ainda com material de orientação, palestras, intervenções teatrais e até apresentação das bandas integrantes do programa: a SUScesso, que canta temas sobre alimentação saudável, reciclagem e qualidade de vida, e a Atitude, com repertório que varia do pop ao hip hop. “O conteúdo é todo pensado para o público e aborda os cuidados que devemos ter nessa época”, completa Samir.

Dicas para evitar a contaminação

• Umidificar e deixar o ambiente sempre arejado e ventilado
• Evitar contato direto com animais domésticos
• Evitar fumar ou manter contato com a fumaça do cigarro
• Manter cortinas, tapetes e bichos de pelúcia sempre limpos
• Evitar perfumes, produtos de limpeza ou materiais com odores muito fortes
• Hidratar a pele
• Limpar chão e móveis com pano úmido
• Evitar varrer a casa, pois a poeira acumulada no chão é pulverizada no ambiente
• Manter uma alimentação saudável
• Ingerir bastante líquido. Hidratar a mucosa respiratória evita o acúmulo de secreção
• Toalete respiratória: usar lenço ou papel e sempre lavar as mãos após espirrar.
 

FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Mnicípio- ASCOM

Nenhum comentário: