quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto promove socialização e cultura na Região Norte



“Todas as quartas-feiras eu saio de casa às 13h15min, caminho por 45 minutos até o CRAS Jardim. Felicidade, onde sempre aprendo coisas novas sobre desenho e pintura”. A frase acima pertence à Dona Cecília Gonçalves, porém ilustra bem a realidade de mais de 30 mulheres atendidas semanalmente pelo Projeto Maria-Maria.A atividade existe há seis anos e tem como proposta oferecer oficinas, dinâmicas de grupo, roda de conversas e reflexões às mulheres poliqueixosas do território.

Mulheres, moradoras do entorno, com idade entre 45 e 60 anos e histórico de doenças psiquiátricas leves ou moderadas são algumas das características do público que frequenta o projeto Maria-Maria. Ana Nunes, Arte educadora, explica que ao oferecer uma oficina, a preocupação maior não é apenas obter uma nova fonte de renda, mas trabalhar os sentimentos, a criatividade e a socialização. “As oficinas são desenvolvidas para se trabalhar a estima e a iniciativa dessas mulheres. Muitas pararam de fumar, diminuíram a quantidade de remédio, pois os encontros possibilitam conversas agradáveis em volta de um trabalho e isto diminui a angústia, a tristeza,” destacou.

Há seis anos Elizângela Almeida é referência técnica do projeto Maria-Maria. Ela destaca a necessidade de formular novas abordagens que possam ir de encontro à realidade de cada indivíduo. “Maria-Maria é um grupo de muita importância para o CRAS pela metodologia de trabalho no que tange o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Aqui elas são percebidas e ouvidas, isso gera resultado e transformação nas mulheres. Ouvindo os problemas uma das outras elas se tornam mais unidas e fortalecidas”, afirmou.

E os resultados positivos não tardaram a aparecer, como afirma dona Cecília Gonçalves, 62, que possui histórico de depressão e problemas cardíacos; “Frequento o espaço há três anos, já aprendi sobre pintura e desenho. No início meu marido e meus filhos ficavam preocupados comigo, porém hoje eles são os meus maiores incentivadores”.

Uma arte educadora, duas estagiárias de Psicologia e uma Assistente Social auxiliam na execução das atividades temáticas oferecidas pelo projeto todas as quartas-feiras, das 14 às 16 horas. Em 2012 foram programadas oficinas de Artes Plásticas e Mosaicos, com uma exposição ao final do ano para divulgar os trabalhos produzidos.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: